O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A reinserção de ex-presidiários na sociedade brasileira

De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um "corpo biológico" por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos seja garantidos. Contudo, no Brasil isso não ocorre, pois muitos ex-presidiários além de viverem em condições subumanas na cadeia, não conseguem se reinserir na sociedade, e isso faz com que muitos deles voltem a cometer crimes. Nesse sentido, convém analisarmos as principais causas, consequências e possíveis soluções para esse impasse.
Antes de tudo é preciso aceitar que a violência nunca deve ser usada como forma de reeducação, pensar que uma pessoa ao ser maltratada deixará de cometer os erros anteriores além de ignorante é desumano. Pois já dizia Epicteto, filosofo grego antigo: "Só a educação liberta", de forma análoga vemos o exemplo da Associação de Proteção e Amparo aos Condenados (Apac), que por ser uma penitenciária humanizada, oferecendo uma alimentação saudável, oportunidades de estudos, grande parte dos presos ao cumprirem sua pena, não regressão a prisão por falta de qualificação. A prova que esse sistema funciona é que somente 15% dos presos dessa associação, reincidem no mundo do crime, contra 70% das penitenciárias comuns.
Igualmente a falta de oportunidade é um dos fatores que faz com que muitos deles voltem para a cadeia, pois grande parte ao se depararem com o mundo externo se vê desempregado e sem perspectiva de conseguirem um emprego, já que muitos donos de empresas devido ao preconceito não os contratam, e isso é só um reflexo da sociedade, que por não acreditarem no sistema penitenciário, também não acreditam que essas pessoas que faz uso do mesmo, estejam preparadas para se reinserir na sociedade.
Portanto, torna-se evidente a necessidade da adoção de medidas que façam com que o Brasil seja mais articulado como um "corpo biológico", por isso cabe ao Ministério da Educação a contratação de mais professores e construção de salas de aula dentro das penitenciárias brasileiras. O governo poderia diminuir os impostos para empresas que contratassem ex-presidiários. É mídia ,"O quarto poder", poderia produzir filmes e novelas humanizando pessoas que foram presas e hoje buscam sua inserção na sociedade, mostrando como todos ganham com isso. Já que como dizia Rousseau, um dos expoentes do pensamento iluminista, "O homem é produto do meio", assim sendo, a pessoa que cometeu algum crime e apesar disso consegue se reinserir tem grandes chances de nunca mais voltar a cometer crimes.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!