O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A reciclagem de lixo no Brasil

  No filme "Turma da Mônica", ela e seus amigos ensinam sobre a importância de se aplicar os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) para um mundo mais sustentável. Desse modo, infelizmente, essa não é uma realidade no Brasil, na qual as pessoas são extremamente consumistas e a maioria dos municípios brasileiros não possuem coleta seletiva. 


  Em primeiro lugar, os vários municípios que deixam de realizar a coleta seletiva e as pessoas que não praticam o consumo de produtos renováveis, fazem com que o país perca bilhões de reais por ano e aumente a quantidade de lixos que são levados para os lixões e aterros das cidades. Assim, análises do Instituto de Pesquisa Ecológica Aplicada (Ipea) mostram que o Brasil perde cerca de R$8 bilhões por ano.


  Em segundo lugar, de todo o lixo produzido no país, apenas uma pequena parcela é reciclada (3% de acordo com o G1), ocasionando no agravamento dos impactos ambientais e da saúde da população. Consecutivo a isso, desde a Revolução Industrial a quantidade de lixos produzidos vêm aumentando desparadamente, pondo em risco a natureza e a saúde pública.


  Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver esse impasse. Dessa forma, a Receita Federal pode investir uma maior parcela dos impostos arrecadados nas cidades que não possuem coleta seletiva para que, por meio desse investimento recebido, essas possam exercer a reciclagem. Amém disso, o Ministério do Meio Ambiente em parceria com o MEC, pode promover palestras escolares e propagandas publicitárias para que haja a conscientização dos cidadãos sobre a reciclagem. Espera-se, com isso, a promoção da reciclagem de lixo no Brasil para termos um país limpo e saudável.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!