O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A reciclagem de lixo no Brasil

    Na escultura "O Pensador", de Auguste Rodin, o autor expõe em sua obra um homem com a mão apoiada na cabeça demonstrando questionamento e o corpo robusto retratando força para solucionar os problemas vividos. É possível relacionar essa dualidade com a maneira de coletar a reciclagem na sociedade brasileira. Isso porque, a população atual encontram dificuldades em descartar os resíduos produzidos. Por esse viés, cabe analisar as causas e consequência que envolvem essa questão no Brasil.


    Em princípio, reconhece-se que o poder público mostra-se negligente ao não garantir subsídios para órgãos responsáveis pela coleta da reciclagem. Segundo o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), São Paulo é o estado brasileiro que mais produz lixo, com 12,5 mil toneladas de resíduo domiciliar, tendo capacidade de aproveitar até 35% dos materias, porém, apenas 3% são reaproveitados, ou seja, se o órgão público suprisse a necessidade de uma coleta eficaz, a população não sofreria com o descaso do lixo. Sendo assim, essa negligência governamental revela o descumprimento do contrato social- teorizado por Thomas Hobbes- no qual o Estado deve agir de modo a preservar os direitos dos cidadãos e consequente harmonia da sociedade.


   Consequentemente, a sociedade não possui a cultura de jogar lixo no lixo. De acordo com o IPEA( Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), constata que apenas 18% dos municípios da nação brasileira possuem coleta seletiva fazendo com que o país perca com este ato, pois 8 bilhões seriam arrecadados se o Estado passasse a recolher os lixos das grandes cidades proporcionando, assim, uma qualidade de vida digna aos indivíduos no que tange a Constituição de 1988, onde todos merecem direitos básicos. Outrossim, a defasagem na educação fundamental resulta em uma construção negativa do ser humano, pois o mesmo não teria entendimento da sua obrigação como cidadão moral.


   Convém, portanto, ressaltar que a reciclagem no Brasil tem que ser proporcionada para atender toda e qualquer população. Para isso, é necessário exigir do governo do Estado, por meio de debates públicos mensalmente, sobre o atendimento de coleta nos grandes centros urbanos e nas regiões periféricas do país, com isso poder garantir medidas que convertam verbas para auxiliar na manutenção de órgãos competentes da destinação dos resíduos. Como também, garantir uma educação primária e eficaz de tal forma que, as crianças desenvolvam o sentimento de empatia pela reciclagem. Dessa maneira, poder solucionar as questões como na obra de Rodin.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!