O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A reciclagem de lixo no Brasil

   No filme da Disney e Pixar "Wall-E", o ano é 2.700, e a Terra já não é mais habitável devido à quantidade de lixo que foi gerado durantes os séculos. Fora das telas, esse cenário está cada vez mais próximo, pois não é um dos maiores focos da sociedade contemporânea. Em se tratando de reciclagem do lixo no Brasil, dois fatores fazem-se relevantes: o consumismo e a consciência da população.


   A princípio, um aspecto importante a ser analisado é a questão do consumismo. Atualmente, no Brasil, o sistema econômico é o capitalismo. Desde a Segunda Revolução Industrial, quando modos de produção em massa como o Fordismo começaram a surgir, o capitalismo e a necessidade de consumir foram crescendo exponencialmente. Por consequência, cria-se uma cultura baseada no "comprar", o que gera cada vez mais resíduos. Como não há um incentivo e políticas públicas em prol da reciclagem desses resíduos, tem-se cada vez mais lixo sendo produzido.


    Ademais, outro fator que contribui para a problemática é a falta de consciência da própria população. De acordo com uma matéria do g1.com, apenas 3% do lixo produzido no Brasil é levado à reciclagem. Dessa forma, é possível observar que, além da falta de intervenção do governo já citada, a própria população também tem um déficit no que diz respeito ao lixo produzido, uma vez que é necessário um vínculo entre as pessoas, o governo e as empresas. Desse modo, com dados tão alarmantes, é possível concluir que esse vínculo não está sendo cumprido, levando ao acúmulo de lixo que poderia ser reciclado.


    Nesse sentido, medidas são necessárias para resolver o problema. Assim, o Ministério do Meio Ambiente deve promover políticas públicas por meio de um projeto de instalação de coleta seletiva nas cidades metropolitanas e do interior, visando incentivo e aumento do lixo reciclado no Brasil. Além disso, o mesmo ministério deve promover uma campanha nas redes sociais por meio de "folders" a fim de incluir a reciclagem no dia a dia dos Brasileiros, naturalizando essa prática tão benéfica à natureza.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!