O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A reciclagem de lixo no Brasil

               No filme de animação “Wall-e” é retratado um futuro no qual quase não existe plantas, com o lixo sendo predominante em toda superfície terrestre. Todavia, esse destino é de passível mudança, caso seja intensificada a reciclagem do lixo e, assim, a reutilização do mesmo na hodierna sociedade. Com isso, cabe a análise de possíveis causas para a problemática.


                Em uma primeira análise, o fato de boa parte das industrias, comércio e residências não praticarem a separação adequada do lixo, se torna um impasse para a coleta e reciclagem do mesmo, pois o material precisa ser dividido em vários subtipos para ser vendido às empresas recicladoras. Contexto esse que é exemplificado pela reportagem do G1, que, de acordo com o mesmo, cerca de 80% dos municípios não possuem o programa de coleta seletiva.


                Em uma segunda análise, de acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, um individuo só pode agir a medida em que conhece o meio em que se encontra. Sendo assim, é de extrema importância a alfabetização da população sobre a reciclagem, para que a mesma possa contribuir e praticar, de maneira correta, a separação e a reutilização de resíduo sólido em seu cotidiano.


                Depreende-se, portanto, que a reciclagem de lixo no Brasil é de extrema importância e merece atenção. Dessarte, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, informar a população sobre a reciclagem correta do lixo, por meio de palestras em escolas e propagandas de rádio e de TV. Espera-se, com isso, uma população mais consciente sobre o tema e mais empenhada em mudar o futuro retratado em “Wall-e”.


               

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!