O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A reciclagem de lixo no Brasil

A obra cinematográfica, Wall-E, da Pixar, retrata uma sociedade futurística onde o consumo de tudo em excesso resultou na destruição de toda biodiversidade do planeta Terra, devido ao excesso do consumismo gerando um alto acúmulo de lixo. Contexto esse, que se encaixa perfeitamente na atual realidade brasileira, onde o alto nível de consumo por parte da população somado a negligência no tocante a reciclagem, resulta num alto nível de acúmulo de dejetos, degradando assim todo o meio ambiente.


É evidente que, ao longo do tempo, a sociedade tem se tornado cada vez mais consumista e produtora. Consoante os pensamentos do célebre filósofo, Zygmunt Bauman, de que é vivida a "sociedade do consumo", onde o ato de consumir tem como objetivo passar a imagem de felicidade e satisfação, mas não passa de um conjunto de desejos que no fim acabam não sendo alcançados, gerando um ciclo de insatisfação e desejo vicioso. Ou seja, uma sociedade que basicamente vive para consumo, consequentemente será altamente geradora de dejetos, de lixo. Dependendo assim, de processos como a reciclagem para cuidar e proteger a si mesma e ao meio ambiente, dessa ânsia pelo consumo e o excesso trazido por ela.


É altamente perceptível que o Brasil, não dá a devida atenção e prioridade para a reciclagem e ao cuidado com o meio ambiente. Segundo o G1, site de jornalismo da Rede Globo, apenas 3% de todo o lixo produzido no Brasil é reciclado, sendo que cerca de 30% poderia participar do mesmo processo. Ou seja, toneladas e mais toneladas ficam acumuladas a céu aberto, em lixões, e outras mais são jogadas em meio a toda natureza, podendo ocasionar a destruição de ecossistemas inteiros, devido ao descaso por parte dos órgãos competentes e da população.


Urge, portanto, a devida atenção para com o tratamento do acúmulo de lixo e cuidado com o meio ambiente. Cabe então ao Ministério do Meio Ambiente, promover, junto das secretarias municipais, uma alta fiscalização em lixões e indústrias de tratamento do lixo, através da contratação de mais servidores, com o objetivo de ampliar áreas de tratamento e otimizar as já existentes. Ademais, associados a escolas e ongs, construir e disseminar projetos e palestras educativas, através de aulas dinâmicas e interativas, com o objetivo de conscientizar desde cedo as gerações a cuidarem do meio ambiente como se fosse a sua própria casa, pois o planeta é o lar de todos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!