O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A reciclagem de lixo no Brasil

Segundo Albert Schweitzer, filósofo e médico alemão "Vivemos numa época perigosa. O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar-se a si mesmo". Em vista disso, pode-se dizer que um indivíduo tende a dominar a natureza de um modo inconsciente que a destrói. Nessa perspectiva, a falta de reciclagem do lixo no Brasil é um mau que pode trazer consequências graves para o meio ambiente, por isso deve ser analisada.

Em primeiro lugar, a reciclagem é o fator principal para uma sociedade limpa e organizada. Hodiernamente, no Brasil somente 18% (dados do Ipea) dos munícipios possui coleta seletiva e o resultado desse contraste é refletido na natureza. Destarte, o lixo merece atenção já que pode causar problemas como a poluição do ar e a contaminação dos rios e das matas, comprometendo assim o meio ambiente e a saúde dos seres vivos. Desse modo, a reciclagem é um fator importante para uma vida com mais qualidade e com menos danos ambientais.

Ademais, segundo o G1 apenas 3% da população brasileira recicla, o que é lastimável, já que separar os lixos orgânicos (restos de alimentos) dos inorgânicos (papel, alumínio, plástico) é muito importante, pois cada um tem um tempo diferente de decomposição, a casca de fruta, por exemplo, demora de 1 a 3 meses para se decompor e os sacos plásticos de 30 a 40 anos. Dessa maneira, separando-os adequadamente cada lixo terá um tratamento diferente e assim poderá devolver para o meio ambiente sem agredi-lo.

Mediante o exposto, a falta de reciclagem no Brasil é um problema governamental que merece atenção. Desse modo, o Governo junto com o Ministério das cidades, deve aumentar as coletas seletivas, separando os lixos orgânicos dos inorgânicos, a fim de que esses lixos e dejetos tenha o devido fim sem agredir o meio ambiente. Outrossim, as escolas deve fazer palestras com o intuito de ensinar os alunos a reciclarem, com gincanas despertando o interesse pelo tema, levando o assunto até os familiares. Podendo assim melhorar a situação do lixo no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!