O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A reciclagem de lixo no Brasil

Desde a chegada oficial dos portugueses ao Brasil, por volta do século XVI, prega-se a ideia de que recursos naturais são intermináveis. Seguindo esse juízo, o trato da, boa parte da, nação com os resíduos sólidos é retrato, ainda, da existência desse modo de agir e pensar. Isso se evidencia não só pela pouca quantidade de pessoas que reciclam seu lixo, mas também pela quantidade insuficiente de aterros sanitários.
É irrefutável que muitos cidadãos não dão reuso ao lixo e essa problemática vem se ampliando. Segundo Sócrates, patrono da filosofia ocidental, "Os erros são consequência da ignorância humana??. Acompanhando esse ideário, a falta de educação ambiental, em boa parte da população brasileira, é uma realidade comprovável com a pouca reciclagem dos resíduos domésticos e industriais. Consequentemente, milhões de toneladas de materiais, que podiam voltar a ser reutilizados, são descartados aumentando a problemática ambiental existente.
Vale também ressaltar que a falta de locais adequados para destinação dos rejeios é outro fator agravante desse impasse ambiental. Nessa lógica, é notável que o poder público federal não cumpre o seu papel enquanto agente fornecedor de direitos mínimos, uma vez que não proporciona a população a destinação correta do lixo, levando muitos municípios a descartarem esses materiais em locais inapropriados, tornando quase que utópico o dia que essa nação se torne um local ecologicamente correto. Desse modo, o mundo de Thomas Morus nunca ficou tão romanticamente distante.
Fica evidente, portanto, que esses problemas ambientais precisam ser resolvidos. Nesse sentido, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, por meio de convênios com os municípios, destinar mais recursos para implantação de unidades de beneficiamento e aterros sanitários, dando a correta destinação ao lixo, mitigando esse crime ambiental e protegendo a natureza. Ademais, o supra citado Ministério, em parceria com o terceiro setor, precisa formular campanhas educativas para educar a população sobre como reciclar o resíduo doméstico e doar esse material para coleta seletiva de associações ou catadores locais. Assim, o Brasil estaria se distanciando do modo colonial de desrespeito aos recursos naturais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!