O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A reciclagem de lixo no Brasil

Oportunidades descartadas junto com o lixo

A Revolução Industrial, que ocorreu entre os séculos XVIII e XIX, proporcionou o desenvolvimento das máquinas, que são capazes de produzir produtos de consumo em grande quantidade. Consequentemente, esse fenômeno ocasionou a geração de lixo em proporções imensas, que, no Brasil, a maior parte não é reciclado, prejudicando o progresso ambiental e socioeconômico.
A queima do lixo urbano libera gases poluentes, como o dióxido de carbono, na atmosfera0000 a decomposição de materiais nos lixões gera o chorume, que contamina e inutiliza as águas subterrâneas do lençol freático0000 e objetos de plástico jogados em mares e rios que matam milhares de peixes todo ano. Essas são algumas consequências para o meio ambiente quando o lixo não passa por uma reciclagem e, posteriormente, é descartado de modo inadequado, situação ainda muito comum no país.
Ademais, há países, como a Suécia, onde a reciclagem é tão eficiente que eles precisam importar lixo para suprimir a demanda nacional. No Brasil, apenas 3% do lixo produzido é reciclado, fato que evidencia um desperdício de potencial, uma vez que, segundo uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) , o Brasil perde cerca de R$8 bilhões anualmente ao deixar de reciclar resíduos. Investir neste setor poderia gerar mais empregos formais, beneficiando, principalmente, os milhares de catadores de lixo, além de proporcionar uma melhora na qualidade de vida.
Fica evidente, portanto, que medidas para estimular a reciclagem precisam ser aplicadas. O Governo Federal deve garantir incentivos fiscais e de crédito, em parceira com bancos, como a Caixa Econômica Federal, para a implantação de empresas de reciclagem, além de oferecer as mídias governamentais para instruir quanto a separação apropriada do lixo. Desse modo, vários empregos serão gerados, menos lixo será descartado de modo inadequado e a economia nacional diversificada, podendo atrair novos negócios, e possibilitar a evolução de índices ambientais e socioeconômicos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!