use o cupom aprovado21 e ganhe + 21% de desconto extra 21% OFF

A realidade da mortalidade infantil no Brasil

A constituição brasileira, promulgada em 1988, tornou o Brasil em um Estado democrático de direito, garantindo ao cidadão, faculdade à saúde e ao bem-estar social. No entanto, a mortalidade infantil , mostra-nos que, uma parcela da população (as crianças) não desfrutam desses direitos, haja vista que, segundo a UNICEF, houve um aumento de 5% no índice que mede a intensidade dessa problemática. Nesse sentido, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.

É indubitável que, a questão constitucional e suas aplicações estejam ligadas às causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser usada de forma que, por intermédio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. Análogo a isso, a falta de investimentos na saúde pública rompe essa harmonia, pois esse mecanismo social garantiria cuidados necessários e qualidade à saúde infantil. Nesse sentido, a negligência de aportes financeiros nesse mecanismo social se mostra como um problema que, resulta no aumento do índice da mortalidade infantil no Brasil.

Ademais, a falta de eficiência na distribuição de alimentos para a sociedade pode acarretar na desnutrição de grande parte da população infantil brasileira. De acordo com John Locke, o ser humano tem direito natural à subsistência, pois é isso que lhe confere vida. Nesse sentido, ao associar esse pensamento iluminista com a ineficiência do governo no viés da distribuição alimentar, é possível perceber que o produto dessa ação é desnutrição de parcela da população infantil. Logo, limitações governamentais provocam a falta de nutrição em muitas crianças no Brasil, sendo, isso, um fator que contribui para o aumento no índice da mortalidade infantil nacional.

Portanto, em vista dos argumentos citados, urge a necessidade de impor mediadas para atenuar a situação. Destarte, o Ministério da Saúde deve investir em pediatras especializados para o tratamento de crianças desnutridas, pois somente eles terão métodos adequados para nutrir corretamente a população infantil que se nesse quadro, a fim de garantir o bem-estar e a saúde das crianças brasileiras.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!