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A questão indígena e a educação

Com a fundação da Companhia de Jesus, os primeiros jesuítas chegaram ao país com o intuito de promover uma educação formal para os índios. No Brasil contemporâneo, a questão indígena e a sua educação ainda são analisadas como um desafio. Isso se deve, sobretudo, à dificuldade de compreender a diversidade desse grupo e à oferta de um ensino de qualidade. Desse modo, é urgente a reversibilidade do cenário em questão.


A princípio, convém destacar como a diversidade cultural indígena é compreendida pela sociedade. A Fundação Nacional do Índio (Funai), criada em 1967, é responsável pela proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas, ou seja, atua na garantia do acesso diferenciado aos direitos sociais e de cidadania. A partir disso, é esperado a promoção de ações públicas que visem a inserção desse grupo na sociedade brasileira, respeitando sua diversidade histórico-cultural. No entanto, observa-se que ainda há dificuldade em efetivar tais direitos devido à falta de conhecimento da sociedade à respeito de sua diversidade, visto que possuem uma cultura particular, com sua própria língua e modo de vida. Desse modo, é necessário que seja efetivado, como consta na Constituição de 1988, o reconhecimento desse contraste para a promoção da inclusão social.


Cabe, ainda, ressaltar que essa dificuldade reflete no âmbito educacional. Como competência do Ministério da Educação (MEC) a garantia do acesso ao ensino de qualidade, muitos avanços são observados, como a política de cotas em universidades, que garantem o direito à educação, como também a correção de distorções históricas. Porém, a oferta de um ensino diferenciado, multilíngue e intercultural para os indígenas é falha, carecendo de incentivos e de esclarecimentos acerca da multiplicidade cultural do país. Logo, medidas são necessárias para resolver o impasse.


Portanto, o Governo Federal deve, aliado ao MEC e a Funai, por meio de investimentos, criar projetos socioeducacionais que valorizem as diferenças das populações indígenas, desenvolva um ensino diferenciado, que atenda às suas especificidades e esclareça à sociedade a importância dessa cultura para o nosso país, com o fito de melhorar as condições atuais desse grupo e assim, favorecer a inclusão social de todos.

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