O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A questão da água no Brasil

                No filme de animação “Rango”, é retratado a cidade de Poeira, na qual ocorre uma crise hídrica que afeta a população e altera todo o seu cotidiano. De maneira análoga, a questão de água no Brasil é uma problemática, visto que parte da população não possuí aceso ao saneamento básico, com rios e lagoas sendo contaminados a todo momento. Sendo assim, cabe a análise de uma possível causa e uma possível consequência para a situação.


                Em uma primeira análise, é notável que a falta de ações governamentais corroboram de maneira direta com a problemática. Com isso, de acordo com o sociólogo inglês John Locke, é dever do Estado garantir o direito à liberdade, à propriedade e à vida. No entanto, o último tópico não é atendido, visto que segundo a reportagem do G1, cerca de 50% da população brasileira não tem acesso ao saneamento básico.      


                A priori, é evidente que a má distribuição de água e o descaso com a mesma por alguns setores acaba agravando o problema. Sendo assim, por consequência do desperdício e da poluição da água, boa parte da população permanece sem acesso a mesma. Fato exemplificado pelo Instituto brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, pois de acordo com ele, cerca de 40% da água tratada no Brasil não chega ao consumidor.


                Depreende-se, portanto, que a questão de água no Brasil merece atenção. Dessarte, cabe à Agencia Nacional da Água, fiscalizar o descarte do lixo em rios ou lagoas, por meio da ampliação e divulgação de setores para a denúncia da população, com a finalidade de uma água menos poluída e própria para o consumo. Espera-se, com isso, que a questão de água seja resolvida e que o futuro seja diferente do filme “Rango”.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!