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A questão da água no Brasil

   O 5º artigo da Constituição de 1988 institui a garantia de direitos,de modo a proporcionar a beatitude da esfera social.Contudo,tal máxima não fora efetivada,a julgar pela eclosão de um cenário  marcado pela carência da água,a qual é indispensável para a manuntenção da vitalidade humana.Sob esse viés,para a solução dessa situação é válido averiguar as suas causas como:a indiligência do poder público e a dinamicidade econômica.


   Em primeira instância,é fulcral salientar que o sociólogo Émille Durkheim frisava,em suas teses,que o Estado se responsabilizava pelo gerenciamento das questões que envolvam a coletividade possibilitando,por conseguinte,o bem-estar social.Entretanto,essa perspectiva manteve-se no plano teórico,tendo em vista o descaso governamental em promover melhorias na grade curricular acadêmica,como:a inserção de aulas que abordassem a maneira adequada de utilizar os recursos líquidos,com intuito de evitar o seu esperdício.Sendo assim,é inevitável a escassez hídrica no Brasil,devido a falta de aprendizado no campo educacional.


  Outroassim,a ambição do mundo financeiro contribui para o perpetuamento do quadro adverso.Paralelo a isso,o filósofo Thomas hobbes afirmava que o ser humano era capaz de provocar efeitos nocivos perante o próximo,de forma a estabelecer o seu próprio benefício.Nesse sentido,a hipótese adotada pelo intelectual se concretizara na atualidade,haja vista o desempenho de condutas pelas empresas agricultoras no que tange à utilização excessiva de agroquímicos,em sua escala produtiva.Circunstância essa, que colabora na diminuição da oferta de água potável para os indivíduos,graças a capacidade poluidora desses compostos químicos.Destarte,urge a extrema necessidade de alterações nas condições vigentes com o objetivo de promover um melhor convívio.


   Portanto,é mister a adoção de medidas que combatam a problemática,como a atuação do Ministério da Educação em organizar,por meio das verbas governamentais,palestras em espaços públicos,totalmente gratuitas,para que todos tenham o livre acesso,ministradas por professores de Biologia,responsáveis por orientar a população a reutilizar de diversas maneiras a água,com o propósito de preservar o patrimônio hídrico do país e,posteriormente,colocar em prática o que fora estipulado pela Carta Magna de 1988.

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