O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A questão da água no Brasil

 


De acordo com o historiador inglês, Thomas Fuller, - “enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água” -. Essa assertiva é evidente na sociedade brasileira que, por sua vez, não sabe valorizar esse bem natural, que é fundamental para manutenção da vida. Por conseguinte, torna-se evidente, a importância do debate acerca da questão hídrica no Brasil, que tem como agravante a negligência governamental aliado a irresponsabilidade da população, tais fatores, podem resultar na escassez da água no país, pois, é um recurso não renovável.


Em primeiro lugar, é importante ressaltar a negligência governamental como fator agravante da questão hídrica no país. De acordo com a Agência Nacional de Águas, a principal forma de poluição dos córregos, rios e mares é resultado da falta de saneamento básico e tratamento dos esgotos brasileiros. Apesar do Brasil possuir a maior disponibilidade de água potável do mundo, essa quantidade é ínfima, quando comparado com a concentração disponível para o uso humano em todo planeta, que é aproximadamente 0,25%.


Além disso, vale destacar a irresponsabilidade da sociedade como uma das causas desse problema. Dessa maneira, assim como, o governo tem seu papel na preservação da água, a população brasileira tem que ser responsável pelo uso consciente, um vez que esse recurso é limitado, como, evitar deixar o chuveiro ou torneira abertas quando não estiver fazendo uso. Segundo o Instituto Trata Brasil o consumo médio no país é de 166,3 litros por habitante/dia, sendo acima da média recomendada pela ONU, que é de 110 litros.


Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para amenizar essa situação. Logo, é dever do Ministério das Cidades em parceria com o Governo Federal, criar políticas públicas para a melhoria na questão da água no Brasil. Por meio do investimento em obras na criação de redes de esgotos que possibilitem o tratamento adequado, a fim de reduzir os impactos gerados pela falta de saneamento básico, bem como, promover campanhas de conscientização acerca da utilização desse recurso de forma consciente por parte da população.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!