O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A questão da água no Brasil

De acordo com Tales de Mileto, a água era a origem de tudo ,pois, ela se encontra na composição de todas as coisas e seres, porém, sabe-se atualmente, pelas várias pesquisas científicas que ela não é a explicação para a origem do Universo, mas tem sua importância na manutenção da vida na Terra. Nesse sentido, faz-se necessário analisar a questão da água no Brasil, assim como, suas causas, consequências e possível medida para atenuar essa problemática. 


Com referência ao atual contexto brasileiro, essa riqueza natural veio a faltar em grande parte do nordeste e sudeste, o que pode ser explicada pela grande devastação da natureza (desmatamentos, poluição do solo por agrotóxicos e lixo). De acordo com o DataFolha, 70% das cidades brasileiras relataram a interrupção do abastecimento de água ao menos três vezes no ano. Infelizmente, essa falta de água decorre da irresponsabilidade do Estado, em não reflorestar as cidades e criar programas de conscientização para economia desse recurso. 


Como consequência, as enchentes estão devastando cidades inteiras, pois o lixo descartado de maneira incorreta entope bueiros e impede o escoamento da água, além disso, os moradores de casas construídas em encostas de morros sofrem com os terríveis desabamentos. De acordo com o G1, o índice pluviométrico dobrou e o número de desabamentos triplicou, nesse ano de 2020.É, portanto, inaceitável que um País Signatário da Declaração dos Direitos Humanos, negligencie o problema das enchentes e não procure solucioná-lo com políticas públicas de saneamento básico e reciclagem. 


A partir da análise a problemática da  questão da água no Brasil, o Governo deve, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente criar projetos de conscientização da população, reutilização do lixo e reflorestamento de regiões de encostas de morros; por meio de, respectivamente, palestras em colégios mostrando a importância da coleta seletiva; anúncios em Outdoors influenciando o plantio de árvores e seus benefícios para o ser humano, em meios de grande circulação de pessoas(Shoppings, supermercados e grandes avenidas).Com a finalidade de atenuar a crise hídrica nacional,e os impactos ambientais/humanos ocasionados por desastres ambientais. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!