ENTRAR NA PLATAFORMA
A questão da água no Brasil

No livro "Não verás país nenhum",escrito por Ignácio de Loyola,Souza,narrador-personagem,fala sobre o que o Brasil poderia ser em um futuro caótico,no qual ocorra ,dentre inúmeros eventos,a escassez de água.Fora da ficção,é inegável que a nação brasileira enfrenta diversos problemas em relação aos recursos hídricos,sendo causados,principalmente,pela ineficiência do Poder Público em administrar a água e,motivando crises hídricas  que poderiam ter sido evitadas.


A princípio,deve-se analisar que o Brasil é o país que possui a maior quantidade de água doce,com 12% do total existente no planeta. No entanto,um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil aponta que quase 40% da água tratada no país é perdida por causa de vazamentos nas tubulações,ligações clandestinas e erros de medição. Sob esse viés,observa-se que apesar da significativa quantidade desse recurso,não há uma gestão eficiente,fazendo que,em diversos casos,a população seja prejudicada.


Nesse contexto,em 2014,de fato,instalou-se uma verdadeira crise hídrica no país,afetando,sobretudo,a região Sudeste,devido a uma forte seca e uma série de erros de planejamento.Sob essa perspectiva,inúmeras pessoas tiveram seu cotidiano afetado negativamente,todavia,os nordestinos,por exemplo,historicamente já sofrem com a questão da água.Desse modo,o escritor Graciliano Ramos,em seu livro "Vidas Secas",narra uma história que apesar de ser ficcional,traduz a realidade de diversas famílias brasileiras,as quais passam por situações semelhantes às do personagem Fabiano.


Portanto,as dificuldades referentes aos recursos hídricos estão relacionadas,essencialmente,com a gestão inadequada desses pelo Poder Público,prejudicando inúmeros indivíduos. Para a superação do problema,urge que a Agência Nacional de Águas (ANA) promova,por meio de verbas governamentais, fiscalizações mais eficientes com profissionais habilitados a respeito dos vazamentos,roubos e erros por medição.Dessa forma,será possível aproveitar melhor a água e beneficiar a população,especialmente,aqueles que tanto sofreram pela ausência de um recurso básico.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde