ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

A questão da água no Brasil
A água como recurso natural sempre esteve presente na história humana, historiadores classificam o Antigo Egito, por exemplo, como uma dádiva do Rio Nilo, ou seja, só há vida ou civilização no lugar em que encontra-se água. Contudo, o consumo de água como recurso mudou muito com o passar do tempo e o que era um recurso hoje em dia é uma mercadoria, e quando fala-se em mercadoria a água perde a sua classificação de direito universal e assume uma postura de recurso comercial.Dito isto, fica evidente que o consumo de água no Estado é desigual quando se compara o uso residencial ao uso industrial, porém, quem acaba pagando de forma desproporcional pelos excessos das indústrias é a população civil.


Écomum a divulgação de propagandas que ensinam a reutilizar água, tomar banhos mais curto e outras formas de cuidar desse bem, entretanto, não é de conhecimento geral que para produzir um hambúrguer, por exemplo, gasta-se 5 mil litros d’água em média e se for quantificada a economia de água nas residências o número é irrisório se comparado com a água utilizada para confeccionar produtos que são de uma forma ou de outra básicos para alimentação civil. Dito isto, fica claro que o uso da água como um recurso é desproporcional quando comparado o uso domiciliar ao uso industrial e da mesma forma o custo cai desproporcionalmente para a parcela da população que menos usa esse bem universal .


Não obstante, não é de agora que empresas transnacionais fixam endereço no Brasil, esse fenômeno passou por isenções fiscais, facilidade de logística e outras coisas que o Estado proporciona desde a década de 1950 para estas empresas se instalarem no país. Todavia, um dos recursos que o Brasil vêm fornecendo quase que de graça para empresas de outros países é a água. Um estudo divulgado no jornal O Globo revelou que indústrias, como a Coca Cola, pagam cerca de um real a cada mil litros de água utilizada, enquanto que para população o valor chega a 500 reais dependendo da região. Esses dados mostram que o consumo de água é cobrado de forma desproporcional e quem realmente paga essa conta são as pessoas que menos têm acesso a ela.


Portanto, para que possa tratar de maneira efetiva a questão da água no Brasil é necessário que haja primeiro o conhecimento, pela população, dos caminhos da água e em qual lugar está o verdadeiro problema de uso irresponsável. Dessa forma, é dever do Poder Legislativo criar leis que limitem o consumo de água pelas indústrias e ao mesmo tempo aumentem o valor que elas pagam por esse recurso que está sendo oforerecido quase que de graças às empresas transnacionais. Ademais, é dever do Poder Executivo a criação de contratos que obriguem as empresas, que utilizam esse recurso brasileiro, a diminuírem sua pegada ecológica e que tornem reutilizáveis a água que estes empresários usam para que assim a questão da água no Brasil seja resolvida de maneira efetiva.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado