O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A questão da água no Brasil

É notório que a escassez de água tem sido um grande impasse no Brasil. Isso causa uma grande contradição, já que o Brasil é considerado a maior potência hídrica do planeta. Dentre tantos motivos relevantes, têm-se: a má distribuição da água no espaço geográfico brasileiro, além das recentes secas que vem afetanto o país.


Sabe-se que a água está distribuída de forma desigual nas regiões brasileiras. As regiões Nordeste e Sudeste são as mais populosas, porém, seus estados sofrem com as maiores secas do país ao longo da história, como é o caso do reservatório do Sistema Cantareira, em São Paulo, que atualmente vem passando por dificuldades em termo de seca. Portanto, uma seca total pode afetar milhões de pessoas que residem nesses locais.


Além disso, o país está passando por um período de seca, iniciado no ano de 2014, resultando em uma grande baixa nos níveis dos reservatórios brasileiros. Visto que, isso se deve a pouca importância que o ser humano está dando para esse recurso natural tão importante. Além de afetar milhões de pessoas, essa seca atinge diretamente a economia do país através da falta de água nas grandes indústrias, impossibilitando o seu funcionamento.


Diante do que foi exposto, fica explícito que o Brasil está passando por um momento de escassez de água. Desse modo, é necessário que o Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, desenvolva meios que conscientize a população do uso adequado da água, além da criação de novas bacias hidrográficas em locais que haja escassez. Somente assim se obterá um país livre da carência de água.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!