O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A questão da água no Brasil

A série televisiva "3%" aborda a vida de duas comunidades, e enquanto uma delas sofre com a perda de recursos hídricos a outra utiliza com voracidade e sem se importar com os efeitos de seus atos. Fora do contexto ficcional, a crise hídrica tornou-se um dos principais problemas que o país deve resolver. Nesse sentido, deve-se estudar a questão ponderando tanto a inércia governamental, quanto a sociedade individualista. Dessa forma, é urgente a reversibilidade do cenário em evidência.
Em primeira análise, é fato a inexistência de políticas para amenizar o desperdício de água, uma vez que governantes utilizam o capital público para bem próprio, essas atitudes dificultam a solução de assuntos como escassez hídrica, como consequência, o Brasil se depara com uma crescente miséria. Desse modo, tal afirmação pode ser confirmada quando analisada sobre o viés do filósofo Karl Marx ao falar que o capitalismo gera seu próprio coveiro.
Outro fator importante, a cada dia que passa o ser humano tem se tornado individualista e pensa apenas no bem individual como afirma Bauman em "Modernidade Líquida", diante dessa afirmativa, a população exagera no consumo desse bem natural, o que possibilita seu agravamento por desperdício e pensarem apenas na sua própria realidade por não perceberem que, com o passar do tempo, o impasse irá agravar e afetar outras gerações, mas como diz o sociólogo Thomás Hobbes: o homem é lobo do homem. Contudo, é alarmante que a falta de consciência social gere uma tribulação tão extensa na sociedade.
Diante dos fatores supracitados, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Portanto, para garantir bem-estar social a todos, o Governo, através da Secretaria de Educação, deve, por meio de verbas governamentais, criar um projeto de reaproveitamento de água, que seja implantado nas residências de modo que o líquido das pias escorra até as privadas, e, assim, a água seja reutilizada. Deve ainda oferecer palestras para conscientizar toda a humanidade. Assim, atos como os que aconteceram na série "3%" não irão ser proliferados no mundo atual.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!