O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A questão da água no Brasil

É conhecida por sustentabilidade a capacidade de conservação de um projeto ou sistema em aspectos ambientais, econômicos e sociais. Essa pode ser praticada por qualquer um, e mostra preocupação e pensamento sobre um futuro onde as próximas gerações poderão usufruir dos mesmo recursos de hoje. Porém, as riquezas naturais brasileiras, como a água, estão sob ameaça pela relação humana para com essas.
No início do ano de 2018, a empresa Albrás, no interior do Pará, foi indiciada por despejo de resíduos nos rios da região na qual atua produzindo alumínio. Como consequência, a população que depende das águas do rio sofreu com complicações na saúde derivadas do excesso de acúmulo de metais em seus organismos. Desastres como esses são comuns e, muitas vezes, fruto de irresponsabilidade e negligencia, e não de acidentes. Esse é apenas um de muitos exemplos que podem ser dados para mostrar o descuido de empresas com a sustentabilidade do meio ambiente e com o bem-estar social.
No entanto, há também um descuido por parte da população. A poluição de rios e mares e o desperdício nas redes domésticas são agravantes na questão da água no Brasil que podem ser evitados com pequenas ações do cidadães. Assim, cuidar da água deve ser preocupação da sociedade como um todo, pois sua preservação é essencial para a sobrevivência da raça humana. O filme Acquária, retrata uma ficção onde a água é rara e como a sobrevivência humana é afetada por essa escassez.
A água é um recurso esgotável e, por isso, exige que mudanças sejam feitas para garantir sua longevidade. Instituições governamentais ligadas ao ao meio ambiente devem trabalhar no incentivo de práticas sustentáveis por empresas privadas, aplicando multas severas quando há descuido e cedendo incentivos fiscais àquelas que mais atenção empregam ao cuidado com a água e outros recursos naturais. Ademais, campanhas publicitárias mostrando as possíveis consequências de pequenos desperdícios devem ser utilizadas na conscientização da sociedade. Assim, busca-se que a sustentabilidade seja praticada com responsabilidade em todos os seus aspectos e por todos aqueles que dependem dela.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!