O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A questão da água no Brasil

A obra literária o "Quinze" de Raquel de Queiroz retrata a seca que ocorreu no Brasil em 1915 e o impacto na vida dos personagens que residiam na região e sofreram com a fome, pobreza e migração. Embora esse cenário tenha otimizado, o sistema hídrico brasileiro ainda é fragilizado devido a fatores como a negligencia com a educação ambiental e a infraestrutura ainda debilitada.
Em primeira análise, uma parcela significativa da população não possui conhecimento do volume de seu próprio consumo diário de água. Mesmo que o uso doméstico seja pequeno em relação ao uso agropecuário que corresponde a setenta por cento do gasto desse recurso, existe as grandes porções de águas invisíveis usadas para gerar produtos, devido a falta de informação a sociedade não economiza e desperdiça tais materiais.
Outro aspecto importante, o Brasil armazena doze por cento de água doce do mundo, apesar de ser grande a disponibilidade de água, ela é mal distribuída pelo país, algumas regiões como no Nordeste resiste a seca com uma quantidade do recurso desproporcional ao numero de habitantes devido a fatores naturais. As gestões hídricas não contribuem de forma efetiva com poucos projetos desenvolvidos para amenizar casos extremos ainda existentes de escassez em determinados lugares.
Torna-se evidente, portanto, que a questão da água no Brasil deve ser conferida. O Ministério do meio Ambiente em parceria com institutos educacionais devem criar projetos com a temática de educação ambiental na escola, por meio de palestras que incentive e informe o consumo consciente a fim de que os indivíduos mudem sua postura gradualmente e atue seu papel de cidadão, consumindo conscientemente. Por sua vez, gestões hídricas como a ANA devem ampliar suas pesquisas com apoio e maior investimento do Estado para que seja desenvolvido tecnologias renováveis para preservação e reaproveitamento desse.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!