O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A questão da água no Brasil

De acordo com o artigo 255 da Constituição Federal, é de dever do Estado manter um meio ambiente equilibrado para a garantia da qualidade de vida da população. Porém, a realidade que tem se vivenciado no Brasil não está em pleno acordo com os direitos constitucionais. Devido a isso, tem-se discutido bastante sobre a questão da água no País, visto que sua má utilização e preservação traz consequências prejudiciais tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população.
A boa conservação do ambiente em que se vive implica em efeitos diretos na qualidade de vida e perpetuação de espécies animais e vegetais. Contudo, com os impactos advindos do mau uso dos recursos hídricos, tem-se interferido no ciclo de vida, o que gera a quebra de cadeias alimentares devido à morte de seres marinhos pela água contaminada. Além disso, ocasiona-se também a destruição da vegetação costeira que depende dessa água para sobrevivência, podendo gerar assoreamento e extinção de rios e lagoas. Ao final do ano de 2018 se encerrará o prazo do acordo que o Brasil assinou com a Organização das Nações Unidas (ONU), afim de tratar pelo menos 50% do esgoto antes de devolve-lo à natureza. No entanto, o que foi feito até o fim do ano de 2017 não passou de 10% do previsto. Com isso observa-se o quanto a má preservação da água contribui de maneira significativa para a degradação do meio ambiente.
Ademais, ainda coexistem a essa realidade, os problemas que acometem a população. Em virtude da água ser um dos principais meios de manutenção da vida, a sua utilização é indispensável para a manter o equilíbrio osmótico e para outras tarefas do cotidiano. Porém, quando não tratada ou quando contaminada, ao ser ingerida ou entrar em contato com a pele, pode trazer consigo diversas enfermidades, a exemplo da esquistossomose ou barriga d?agua. Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde, quase metade dos casos de mortalidade infantil do Brasil se dá por diarreia, que é ocasionado por contaminação da água. Sendo assim, vê-se que o índice de mortalidade infantil tem com uma de suas principais causas a má preservação hídrica.
Portanto, para se resolver a questão da água no Brasil, é necessário que algumas medidas sejam tomadas. Inicialmente o Ministério do Meio Ambiente deve efetivar o tratado assinado com o ONU através do aumento do número de encanamento para captura e tratamento do esgoto, em parceria com as prefeituras e as empresas municipais responsáveis por esses serviços que irão identificar as localidades com maiores índices de insalubridade, para a implantação do saneamento básico com mais urgência nesses locais, além da oferta de levar água tratada à essas regiões. Só a partir da adoção dessas medidas que irá se solucionar os encalços causados pela água no País e se efetivará a lei disposta constitucionalmente.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!