O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A questão da água no Brasil

TITULO: OS 5 PRECIOSOS R's

O processo de migração da personagem Fabiano e sua família na obra Vidas Secas de Graciliano Ramos, exemplifica alguns per causos causados decorrentes da falta de água. Atualmente no Brasil, a escassez hídrica além dos fatores naturais, ocorre em maioria devido a ação humana. Prejudicando assim, o desenvolvimento de fauna e flora bem como impacta na cidade, no campo e na produção industrial.
O autor Robert G. Wetzel publicou em 1983 que a água para consumo é apenas 3% dos 75% que cobrem a superfície terrestre, tornando-se um dado alarmante visto que todas as formas de vida necessitam do líquido para sobreviver. Ademais, a distribuição de água doce é desproporcional por consequência de ações humanas, como: construção de hidrelétricas, poluição de lagos, rios e a extração de água dos lençóis freáticos e aquíferos, já que acaba por reduzir a oferta para animais e plantas.
Outrossim, a desigual dispersão no território brasileiro e o crescimento populacional, industrial e agrícola são fatores determinantes para o aumento do consumo. Pois de acordo com a ONU ( Organização das Nações Unidas), cerca de 75% das águas brasileiras são direcionados para a agricultura, outros 20% para a produção industrial e 5% são direcionados ao consumo humano. Evidenciando que uma possível crise hídrica prejudicaria não só a sociedade rural e urbana, mas principalmente as atividades comerciais brasileiras.
Portanto, para melhor aproveitamento desse precioso recurso limitado, faz-se necessário que o Ministério do Meio Ambiente promova leis de proibição a exploração e de poluição dos recursos hídricos em lugares com grande biodiversidade. Fomentar também, parceria com as ETAs ( Estação de Tratamento de Água) para elaborar projetos de captação da água da chuva feita pelos produtores rurais e industriais e encaminhamento da coleta para tratamento e viabilização para reutilização em fins de produção , em troca, ocorre a diminuição tributária pelos produtos. Afim de praticar verdadeiramente a política dos 5 R's e aproveitar o bem mais precioso naturalmente ofertado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!