ENTRAR NA PLATAFORMA
A questão da água no Brasil
Percebe-se que, no Brasil, os debates acerca da questão da água estão cada vez mais disseminados. Nesse contexto, é imperioso analisar as consequências desse item. Desse modo, dois fatores fazem-se relevantes: a poluição e a inércia estratégica estatal.
Em primeiro lugar, segundo o filósofo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de pensar e agir, dotada de exterioridade, coercitividade e generosidade. Diante desse nexo, observa-se que a poluição é o reflexo do descompromisso da sociedade com o fato social, haja vista que as pessoas praticam atos abomináveis e insensíveis, como, por exemplo, a jogada de lixos e o lançamento de produtos químicos em rios e lagos. Nesse sentido, a água, devido a poluição gerada pelos indivíduos, está se tornando cada vez mais escassa.
Ademais, análoga à primeira lei de Newton, verifica-se que há uma inércia estratégica estatal no país. Comprova-se isso pelo fato de que o Estado não promove políticas de otimização da saúde pública, uma vez que muitos brasileiros não têm acesso à água tratada e à rede de saneamento básico de qualidade e, dessa forma, os cidadãos são prejudicados por conta do desinteresse do governo em solucionar os imbróglios que rodeiam as situações em que a água está inserida. É fato que: o regime estatal é incompetente perante essa conjuntura.
Em face do exposto, intentando o alcance da água para todos e a preservação desse bem, conforme o pensador Auguste Comte, é preciso saber prever a fim de prover. Assim, o Ministério da Saúde e o Ministério do Meio Ambiente devem realizar campanhas e palestras que visam alertar a população sobre os malefícios que os maus tratos à agua geram, além de criar projetos que objetivam melhorar as redes de saneamento básico e construir mais empresas de tratamento de água, por meio de políticas públicas e dos veículos midiáticos, com intuito de sensibilizar a comunidade acerca da importância da água e aprimorar a vida de todas as pessoas. Para mais, o Estado deve abandonar a "comodidade" para que ações eficazes sejam operadas em toda densidade demográfica.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde