O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A questão da água no Brasil

É sabido que, no território brasileiro concentra-se 12% da água doce mundial e 8 regiões hidrográficas. No entanto, apesar dessa riqueza natural, o país enfrenta uma crise hídrica . Isso se deve, a uma má administração pública dos recursos em consonância com a rápida e desordenada urbanização.
Segundo dados do IBGE, o agronegócio é responsável por 20% do Produto Interno Bruto como também 35% dos empregos gerados no país.A agropecuária e a indústria juntas consomem 89% da água e o uso doméstico apenas 11%.Todavia,atualmente,existem poucas ou nenhuma políticas públicas para reaproveitar e diminuir esse uso,exceto a sobre taxa e o racionamento que pouco contribui para evitar o desperdício. Assim, e preciso que o Governo tome medidas urgentes para resolver essa problemática.
Vale ressaltar também que, com a evolução da industria farmacêutica e a medicina foi possível proporcionar uma maior longevidade as pessoas,e com isso um rápido crescimento populacional inchando os grandes centros urbanos.Entretanto,todo o consumo humano como alimentação,vestuário,calçados,eletrônicos entre outros necessita de água.Além disso,com uma sociedade cada vez mais consumista o problema se agrava.Desse modo,fica evidente que toda utilização humana precisa de água direta ou indiretamente.
Com uma abundância de água não há justificativas para a crise hídricas no Brasil.Portanto, a União juntamente com os Estados além das políticas com caráter punitivos existentes,devem promover políticas educativas como documentários e propagandas nos meios de comunicação como rádio,TV e internet sobre um consumo mais consciente. Para que assim, a população com mais informação possa adquirir conhecimento e repensar seu modo de consumo. Como também, nas lavouras substituir a irrigação pela aspersão e o gotejamento para diminuir o tanto de água utilizada.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!