O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A questão da água no Brasil

O filósofo Tales de Mileto, lá na Grécia antiga, já sabia que a água é um dos elementos primordial à vida. Nós hoje também sabemos, o que não estamos sabendo ou não estamos fazendo é dá o cuidado e tratamento necessário à ela. Discutir sobre esse bem aqui no Brasil requer atenção à 3 eixos principais que são: a questão climática, a questão geográfica do país e ainda a falta de tratamento dos esgotos.

As condições climáticas do planeta estão mudando. Chuva excessiva em alguns lugares e falta dela em outros, furacões, tornado são alguns dos reflexos dessa mudança. Isso se deve a fatores naturais, mais também a processos antrópicos. Ações como desmatamento, liberações de gás carbônico alteram o clima, e este, afeta as chuvas e os rios, que são fontes indispensáveis para o fornecimento de água.

Outra questão relacionada a água é a posição geográfica dos estados brasileiros, pois enquanto no estado do Amazonas chove frequentemente, no estado da Paraíba as chuvas são menos frequentes. Com isso alguns Estados têm água em abundância em contra partida outros sofrem secas.

No que tange ao esgoto, um estudo feito pela ANA (Agência Nacional de Água) 45% do esgoto no Brasil não é tratado, essa falta de tratamento se deve a má gestão desse recurso, água, por toda a sociedade e principalmente pela administração pública que é quem tem o poder efetivo de mudar essa realidade, o restante da sociedade contribui para essa fato, quando não cobra, de forma efetiva, politicas publicas que melhore a condição do saneamento básico na sua rua, no seu bairro e na sua cidade . Alem disso quando joga lixo na rua e nos rios.

Por tanto, a água é um requisito básico para a vida, logo devemos cuidar dela. Por isso o IBMA deve fiscalizar com mais eficiência os desmatamentos e o Poder judiciário punir com severidade os desmatadores. Além disso os Estados onde tem água em abundância deve cuidar e proteger suas fontes de água para que também não venham a sofrer crises hídricas, pois a água é um recurso finito. Ademais,todos os entes da federação devem criar politicas públicas para tratar dos esgotos. A população por sua vez deve fiscalizar e denunciar ao meios de comunicação e ao Ministério Público verificação de uso e manuseio inadequado da água, e ainda, cobrar de seus representantes políticos ações contudentes e eficazes para o tratamento do esgoto.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!