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Redação sobre A influência das novas plataformas midiáticas no desenvolvimento infantil - 19700822600773

A globalização permitiu maior ampliação das telecomunicações e possibilitou o aprimoramento da população da era moderna. Dessa maneira, também impactou no desenvolvimento infantil, através das novas plataformas midiáticas. Logo, é imprescindível um olhar mais crítico de questionamentos sobre os benefícios e malefícios desse ramo digital. Em primeira instância, vale ressaltar a importância do uso consciente dos eletroeletrônicos. Segundo Louis Althusser, o sistema midiático tem grande relevância na formação de ideologias e valores morais. Seguindo essa analogia, as crianças podem ser facilmentes influenciadas em seu comportamento social, devido à constância ao acesso a jogos, propagandas, vídeos e aplicativos, os quais podem tornar-se um aliado e agregar aos conhecimentos, ou um vilão e gerar dependência à internet. Assim, os responsáveis devem sempre estar atentos a utilização moderada dos aparelhos e não permitir inadequações à faixa etária indicada por cada um deles. Em segundo plano, nota-se o papel da escola no desenvolvimento infantil. Esta, por sua função, consiste em instruir os pontos positivos e negativos aos pequenos cidadãos sobre como usufruir corretamente das novas plataformas, de maneira a levá-los ao aprender com a tecnogia e não obter desfalque do verdadeiro objetivo com pequenas distrações. Isso seria efetivado com jogos virtuais educativos de todas as matérias e a substituição do sedentarismo (gerado pelo excesso de uso dos aparelhos) por práticas esportivas. Portanto, cabe ao Ministério da Educação reformular o sistema educacional de base pautado em uma nova concepção de ensino. Essa ação seria realizada, a partir de atividades extracurriculares sobre "a influência das plataformas midiáticas no desenvolvimento infantil", visando o domínio que a globalização tem no mundo contemporâneo. Ademais, os país/responsáveis têm a incumbência de limitar o uso à internet. Essas propostas têm por finalidade o alargamento da consciência e mentalidade da população, com o intuito de transformar e melhorar as futuras gerações.  
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Redação - 20211027630715

    Diversos entraves foram encontrados na tentativa de desenvolvimento da nação.Inevitavelmente, dentre eles destaca-se, devido a sua recorrência na conjuntura hodierna, ainfluência das novas plataformas midiáticas no desenvolvimento infantil. Assim, aperpetuação desse panorama contraproducente ocorre seja pela compactuação dasociedade, seja pela falta de debate.    Inicialmente, vale ressaltar que a mentalidade social apresenta inerentemente ligada àproblemática. Nessa senda, para Durkheim, o fato social é a maneira coletiva depensar.Sob essa ótica, é possível observar que a falta de moderação dos pais em relaçãoao tempo de uso das plataformas midiáticas por seu filhos, é fortemente influenciada pelopensamento coletivo, uma vez que, a sociedade não delimita o tempo adequado para autilização da tecnologia pelas crianças, a tendência é adotar esse comportamento também,o que torna sua solução ainda mais complexa.    Outrossim, é incontrovertível que a escassez de discussão corrobora com a consolidaçãodesse cenário negativo.Nesse viés, Habermas defende que a linguagem é uma verdadeiraforma de ação.Desse modo, para que o uso nocivo das novas tecnologias nodesenvolvimento social infantil seja resolvido, faz-se necessário debater.No entanto,percebe-se uma lacuna de ações e debates acerca das horas em excesso e também doque pode ser visto quanto ao uso de plataformas midiáticas pelas crianças. Assim, trazer àpauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentará as chances de atuação nele.   Enfim, é mister a elucidação de caminhos para solucionar a condição supracitada.Como solução, é preciso que as escolas, em parceria com empresas privadas, incentivemrodas de leitura e discussão em ambiente escolar, a partir de obras e artigos sobre ainfluência da tecnologia no desenvolvimento infantil. Tais empresas podem fornecer os livrose os próprios professores realizarão o processo mediador elaborando, posteriormente,exposições e amostras culturais que divulguem à comunidade o trabalho realizado. Dessaforma, o Brasil poderá se desprender desses entraves e progredir em direção a um futuromais justo.

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Redação - 20210727595949

Lawrence Kohlberg, psicólogo, coadjuvou para elucubrações, relativamente às obras da teoria piagetiana — “A concepção infantil do mundo” —, cuja hegemônica idiossincrasia harmoniza-se em mecanismos pedagógicos para edificar a personalizada do indivíduo. Partindo da premissa filosófica, a moralidade é equânime às ações educacionais. Ao abrigo disso, é precípuo aquilatar acerca da atuação das plataformas digitais no desenvolvimento infantil. Com o cenário pandêmico da COVID-19, no que tange à conjunção infantil, a mediação tecnológica estabeleceu a continuidade da educação, fortificando a relevância informacional. Indubitavelmente, com o escopo de dissuadir esse mérito, é imprescindível mitigar acerca da conjuntura. É impetuoso postular, primordialmente, que o aparato tecnológico é substancial, no que concerne ao ordenamento de políticas articuladas ao desenvolvimento infantil. Em concordância ao professor Lev Vygotsky, na obra, “Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio histórico”, a interação social e o instrumento linguístico são decisivos para o desenvolvimento infantil. Ante a esse âmago, à guisa do pensamento filosófico Montessoriano, a criança deve ser estimulada para desenvolver suas potencialidades, com responsabilidade. Partindo da premissa hodierna, o emprego de instrumentos tecnológicos, nos parâmetros educacionais são alucinantes para a equidade do desenvolvimento infantil. Sob esse âmbito, deve-se ratificar ferramentas educacionais para a utilização das plataformas digitais, de modo a propiciar o aproveitamento instrutivo (educacional). Para tal fim, é imprescindível a democratização do acesso às tecnologias de informação. Asseguradamente, as plataformas digitais estão irremediavelmente atreladas ao desenvolvimento infantil. À sombra disso, o cosmólogo Carl Sagan, na obra cinematográfica, “Cosmos”, incentivou a utilização das plataformas digitais para a compreensão de conceitos complexos para o público não acadêmico. Com o objetivo de incentivar esse cenário, a superintendência governamental, juridicamente diligente à universalização da educação brasileira deve consolidar o acesso às tecnologias de informação, majoritariamente, no que diz respeito aos discentes das instituições de ensino público. Ao longo dos axiomas supracitados, dá-se ênfase, à conjunção benéfica das plataformas digitais para o desenvolvimento infantil. Dessa forma, torna-se basilar a indispensabilidade de impulsionar esse quadro. Para mais, é de benemérito acentuar, em segunda esfera, equitativamente, a essencialidade educacional, nos paradigmas comportamentais dos cidadãos, como medida para fortificar o desenvolvimento infantil. Segundo a percepção de Paulo Freire, filósofo e educador, na obra literária, “Pedagogia do Oprimido”, relativamente, há a consciência do sujeito para extinguir desigualdade, por razão de que, o homem é um ser sociável. À luz dessa interpretação, conforme Arthur Schopenhauer, os indivíduos obtêm seu aspecto ótico, fundamentado nas fronteiras do mundo. Por esse ângulo, anteriormente à pandemia do (COVID-19), a conjuntura educacional brasileira era análoga à metáfora, “Mito da Caverna”, de Platão, porquanto, desconsiderava a difusão de instâncias deliberativas, seja pelo desamparo ao desenvolvimento infantil com tecnologias de informação, seja pelo incentivo a metodologias tradicionais, por conseguinte, representam obstáculos ao desenvolvimento equânime ao contexto informacional. Quando a isso, destaca-se a primordialidade de políticas educacionais voltadas à questão do incentivo ao desenvolvimento infantil com a utilização de plataformas digitais. Diante dos fatos apresentados, é profícuo que, o acesso às plataformas digitais tornou-se indispensável, de maneira que há substancialidade de uma reestruturação pedagógica. É incontestável, portanto, que as plataformas digitais obtêm influência positiva para o desenvolvimento infantil. Logo, cabe aos Estados com o Ministério da Justiça ― órgão responsável pela garantia dos direitos constitucionais e pela imparcialidade da jurisdição ―, desenvolverem medidas, que promovam a integração de tecnologias de informação ao público infantil, por meio do fortalecimento de diligências de repreensão, que objetivam um sistema educacional isonômico, em harmonia a Sartre, o inferno deixe de ser o outro. Ademais, o Ministério da Educação, deve focar na politização do tecido social, singularmente, a respeito de projetos pedagógicos (com atividades lúdicas), com o propósito de que, como ressalta Thomas Jefferson, que a adjacência coletiva seja educacionalmente instruída, assim, os cidadãos poderão evoluir. Isso posto, que a utilização benéfica das plataformas digitais se torne o símbolo de progresso do Brasil.

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Redação - 20210712590734

 É indubitável que a tecnologia é uma grande aliada do ser humano, além de ser uma ferramenta de entretenimento, de comunicação e do mercado de trabalho, hoje, devido às inúmeras plataformas midiáticas que estimulam o cognitivo, ela facilita o aprendizado e desenvolvimento infantil. No entanto, o uso descontrolado, fruto da negligência, tanto da família como da educação, inviabiliza os benefícios da tecnologia como instrumento de ensino. Nesse sentido, cabe analisar como a orientação é essencial para resolver a problemática. Nessa perspectiva, frisa-se que o problema está na falta de controle e que esse contraste tem como raiz a orientação negligente. Em razão disso, cita-se que a Base Nacional Comum Curricular aprovou a inclusão digital, porém, na realidade, continuará sendo(conforme o físico teórico Albert Einstein) "aterradoramente claro que a tecnologia ultrapassou a nossa humanidade." Isso acontece porque a abordagem da educação é precária, dado que a BNCC apenas reconheceu que a tecnologia contribui no aprendizado, mas não informa ou promove a influência das plataformas midiáticas como debate. Ademais, ainda refletindo sobre o descontrole, é necessário revelar as consequências. Segundo uma pesquisa realizada por pesquisadores do "King's College de Londres", 1 em cada 4 jovens é dependente do celular, de acordo com o estudo, os viciados ficam "em pânico" ou "chateados" se lhes for negado acesso constante aos aparelhos. Nesse viés, a afirmação de Albert Einstein é confirmada. Logo, é imprescindível que o assunto seja debatido para que apenas o conhecimento seja cada vez mais ultrapassado. Diante desse cenário, o Ministério da Educação deve, por meio de aulas, debates, palestras e seminários, propagar a Inclusão digital. Dessa maneira, a escola precisa instruir a Familia referente ao tempo de uso e dos tipos de aplicativos que o aluno pode acessar para impulsionar a aprendizagem - por exemplo, o "Graphogame". Busca-se com isso equilíbrio e cidadãos bem desenvolvidos.

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Redação - 20210722615984

"The Social Dilemma" é um documentário produzido pela plataforma Netflix a qual retrata o reflexo das redes sociais em relação à saúde mental de seus integrantes: ansiedade, dependência e manipulação. Fora da trama, não se observa uma realidade diferente do atual panorama brasileiro. Diante disso, convém analisar as causas e as consequências desse embate para uma sociedade educada virtualmente e assim, livre de crises existenciais.   De início, cabe analisar os empecilhos que o discernimento político pode causar aos púberes atuais. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado assegurar a todos os cidadãos o acesso à educação. Entretanto, percebe-se que isso não ocorre quando emblemas como, a socialização das utilidades dos aparatos eletrônicos nas redes de ensino e a falta de limites impostos pela comunidade familiar não possuem total relevância na prática. Com isso, essa classe do país tendem a sofrer sérios impactos físicos e mentais: obesidade, sedentarismo e depressão. Desse modo, evidenciam-se ainda mais as consequências da falta de apoio institucional atual.   Consequentemente, o que parece se destacar mais é o sedentarismo. Indubitavelmente, é perceptível que com o advento do capitalismo, Estados e empresas adequaram-se as novas formas de transmissão do conhecimento. Nesse âmbito, a classe compactada com esse meio viabiliza os diversos eventuais de conteúdos programados e moldados pelo sistema eletrônico para a promoção de um maior tempo na rede e assim, uma sociedade alienada as plataformas digitais. Dessa maneira, moldar esse quadro é um dever das representatividades atuais.   Infere-se, portanto, que, apesar de crucial, o reflexo do desconhecimento dos aparatos tecnológicos faz-se presente. Sendo assim, o Poder Legislativo, como criador das leis que regem a sociedade, em parceira com o Ministério da Educação, deve promover mecanismos de proteção para o público autojuvenil do século XXI, por meio da inclusão tecnológica nas redes de ensino como base comum curricular, a qual deverá contemplar todos os benefícios da internet para conhecimento do cidadão comum perante a sociedade, além de apresentar através de campanhas os maléficos que o uso em excesso das redes pode trazer ao desenvolvimento interlectual dos púberes vigentes, para que, desse modo, seja atenuado as discrepâncias vivenciadas entre a saúde e os meios virtuais e, em prol de um país globalizado, seja garantido a cidadania.

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