ENTRAR NA PLATAFORMA
A influência das novas plataformas midiáticas no desenvolvimento infantil

De acordo com a máxima de Steve Jobs, ''a tecnologia móvel mundo'. Nesse aspecto, as crianças tornaram-se reféns dos avanços tecnológicos que permeiam a atual sociedade. Nessa ótica, existem fatores que não podem ser negligenciados: a importância das novas plataformas para o desenvolvimento infantil, assim como os cuidados necessários que os responsáveis devem aderir nessa nova realidade.


Em primeira análise, cabe pontuar que desde a Revolução Industrial, no século XVIII, o mundo vem em um enorme dinamismo e evolução. Sendo assim, hodiernamente, evidencia-se um grande contingente de crianças que vivem com tablets e smartphones, desde muito novos. Isso faz com que eles se desenvolvam rapidamente, pois, essas plataformas possuem jogos interativos, além de poderem ser executados facilmente. Com isso, é notório que os aparatos tecnológicos são importantes, não só para o desenvolvimento de jovens, mas para toda sociedade.


Ademais, convém frisar que medidas de precaução são necessárias nesse aspecto, porque, de acordo com pesquisa realizada pela revista Veja, mais de 70% dos pais, em algum momento, não fiscalizam os conteúdos que estão sendo assistidos pelos seus filhos, podendo abrir margem à conteúdos não condizentes com a idade, além do oportunismo criado para criminosos sexuais. Além disso, segundo o pensamento de Bauman, o vício nos aparelhos eletrônicos pode causar certa fragilidade nos relacionamentos interpessoais, o que contribui para os relacionamentos frágeis e líquidos.


Para que as mídias sociais tenham suas funções otimizadas na educação de crianças, urge que o Ministério de Educação, por meio de propagandas, faça campanhas publicitárias, ensinando os responsáveis a monitorar e limitar o uso desses aparelhos pelos seus filhos. Dessa forma, o desenvolvimento infantil será aprimorado de uma maneira eficaz, além de levá-los a ter contato reais com outros menores, o que se opõe aos relacionamentos líquidos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde