ENTRAR NA PLATAFORMA
A inclusão de transgêneros no meio acadêmico

Na obra "Viagem solitária" de João W.Nery, primeiro escritor brasileiro transexual masculino, narra sua vida triste e confusa por causa da sua identidade de gênero. Nesse sentido, a racionalidade que rege essa conduta pode ser observada na atualidade, visto que os transgêneros sofrem exclusão nos meios acadêmicos. Diante disso, torna-se evidente a formação cultural do Brasil em consonância a ineficácia governamental contribuindo para a problemática.

Em primeira análise, de acordo com Émile Durkheim, filósofo francês, o fato social é um modo coletivo de agir e pensar dotada de exterioridade coercitividade e generalidade. Nesse sentido, desde a formação cultural brasileira que há desenvolvimento de estereótipos em torno dos transgêneros, no qual são baseados em pensamentos machistas e patriarcais da sociedade, ocasionando a marginalização desse grupo e dificultando sua inserção nos meios acadêmicos. Por consequência, os transgêneros não efetivam atividades cotidianas por causa do preconceito enraizado, por exemplo, segundo o site ''G1'' o preconceito é a razão pela alta e crescente evasão escolar.

Em segunda análise, segundo Aristóteles, filósofo grego, o Governo ,por meio da justiça, deve promover o equilíbrio da sociedade. Entretanto, é indubitável a falha do Governo brasileiro com a ausência de uma lei específica que assegurasse proteção aos transgêneros no país, isso porque há violência contra esse grupo. Por conseguinte, essa parcela da população prefere não executar quaisquer atividade do cotidiano por causa da falta de segurança, e com isso o Governo não promove o equilíbrio da sociedade.

Evidencia-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Educação promover projetos socioeducativos para serem desenvolvidos nas escolas, através de apresentações artísticas ,como oficinas de teatro ensinando a exclusão da sociedade contra os transexuais, uma vez que essas apresentações tem poder transformador na sociedade, a fim de eliminar esse ideal histórico-cultural na base educacional. Além disso, o Poder Legislativo deve assegurar a proteção dos transgêneros, através de uma lei específica para a segurança desse grupo, uma vez que punições são necessárias para quem desrespeita os direitos humanos, objetivando erradicar a violência contra eles.Sendo assim, os brasileiros transexuais não irão vivenciar uma vida triste e confusa que João W.Nery vivenciou.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde