O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância do ensino a distância no Brasil

A Revolução Técnico-Científico-Informacional trouxe grande avanço tecnológico para a sociedade contemporânea, contribuindo para a difusão de conhecimento . Nesse contexto, o EAD (Ensino a Distância) no Brasil, tem possibilitado a democratização do ensino, visto que permite a flexibilização do tempo e espaço, elimina as barreiras físicas e se adapta ao contexto socioeconômico. Nesse viés, é imprescindível que medidas sejam tomadas para mudar esse cenário atual.


A priori, promulgada em 1988, a Constituição Federal assegura a educação como direito social. Entretanto, a democratização do ingresso acadêmico é favorável apenas à uma pequena elite concentrada nas proximidades das grandes metrópoles. Nesse âmbito, com a difusão da tecnologia, o EAD ganha relevância no cenário nacional, visto que torna a educação mais inclusiva, não apenas por englobar camadas mais populares, mas também por reduzir tempo, distância, custo, e principalmente, inserir mais pessoas no mercado de trabalho.


Outrossim, ainda existe o questionamento quanto à qualidade do ensino e à validade do diploma. Dessa forma, no mercado de trabalho, criou-se o esteriótipo que o aluno formado em EAD possui capacitação inferior ao instruído em unidades presenciais.
Contudo, as instituições credenciadas e autorizadas passam por avaliações periodicamente. Ademais, a Lei de Diretizes e Bases da Educação (LDB) rege que o diploma não deve explicitar a modalidade do curso.
Logo, é notório que tais condutas em melhorar e difundir o ensino à distância possibilitou, entre 2014 e 2015, o crescimento em 3.9% de acordo com o último Censo da Educação Superior.


Destarte, urge a tomada de atitudes que visem mitigar esse impasse. Portanto, cabe ao Governo Federal promover o repasse de verbas para a criação de cursos à distância nas universidades públicas. Isso poderia se concretizar por meio de políticas público-privadas com empresas do ramo da tecnologia, ou seja, tais companhias poderiam oferecer o suporte técnico com preços abaixo dos de mercado e as faculdades investiriam em pesquisas para melhorar a ciência de comunicação. Ademais, cabe aos meios midiáticos - como formadores de opiniões - buscar maior informatividade e postura crítica da população ao divulgar projetos e campanhas que ressaltem a importância dos cursos à distância. Desse modo, garantir-se-á que o Brasil alcance uma melhor técnico científica.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!