O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância do ensino a distância no Brasil

 Promulgada pela Organização das Nações Unidas, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. Entretanto, a precariedade da educação brasileira prejudica a manutenção das seguridades da população e, por isso, o ensino a distância pode ser um meio para remediar alguns dos problemas vigentes no Brasil. Nesse sentido, há fatores positivos, a facilidade, e negativos, a limitação.


 Primeiramente, o sistema de ensino brasileiro possui diversas dificuldades que prejudicam os alunos, seja as limitações estruturais ou financeiras. Contudo, o EAD, que já conta com mais de 9 milhões de estudantes, segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância; torna-se muito importante nesse sentido, pois diminui diversos problemas que afastam o estudante da educação, como as barreiras econômicas, gastos com transportes e custos institucionais; bem como as físicas, a falta de estrutura rodoviária, escolar e a distância. Por fim, diversos são os benefícios oferecidos pelo o EAD no Brasil, porém, ainda necessita de otimização para poder se ajustar aos interessados nesse meio e facilitar a ingressão nessa tecnologia.


 Por outro lado, o Brasil é extremamente limitado no sentido estrutural, um em cada quatro brasileiros não possuem acesso à internet, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019. Consequentemente, aliado à necessidade de possuir um meio tecnológico, nem todos os indivíduos receberiam a experiência completa do EAD, as populações mais carentes passariam por dificuldades para se integrarem totalmente com o ensino, o que limitaria o avanço desse sistema. Ademais, visando o desenvolvimento dessa educação, é de extrema necessidade oferecer condições para que todos tenham acesso e desfrutem, de forma plena, o que essa tecnologia pode oferecer. Conforme dito pelo filósofo espanhol Sêneca, “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”.


 Fica evidente, portanto, a necessidade de facilitar o ingresso ao ensino a distância. Em virtude disso, urge que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, desenvolva um programa de conexão para todos, que leve internet, por meio de acordos fiscais com as principais provedoras do Brasil, para as regiões mais afetadas por não possuir esse serviço, uma vez que a internet é de muita importância para o desenvolvimento de uma região. Com isso, seria possível oferecer um EAD democrático e com qualidade para a população, garantindo os direitos previstos na DUDH.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!