O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância do ensino a distância no Brasil

   No século XX, ocorreu a Terceira Revolução Industrial que desenvolveu os meios de comunicação. Hodiernamente, a sociedade usufrui desses métodos e aprimoram outras áreas necessárias, por exemplo a possibilidade da integração virtual com a distinção de espaço dos alunos que pode ocorrer com o âmbito educacional. Nesse contexto, torna-se necessário o debate acerca da importância do ensino a distância no Brasil.


    A princípio, é imperioso destacar a relevância desse ensino para os indivíduos de classe baixa.  A respeito disso, cabe citar a situação que cidadãos marginalizados não conseguem arcar com um ensino presencial de excelência, mas também a dificuldade da mobilidade de algumas regiões da nação brasileira. Por isso, o ensino a distância se torna uma opção considerável pelos estudantes – conforme o Ministério da Educação das 3,3 milhões de matrículas no ensino superior, registradas entre os anos de 2003 e 2013, um terço correspondia a cursos a distância. Desse modo, é inegável que esse meio educacional possibilita um aumento da acessibilidade ao ensino pelos estudantes.


  No entanto, é relevante ressaltar a desigualdade digital do Brasil. Segundo Pierry Lévy, como o tema da ‘’cybercultura’’, toda a tecnologia cria seus excluídos. Sob essa ótica, constata-se que a internet não é distribuída homogeneamente pelo território brasileiro, consequentemente uma parcela populacional é excluída do principal meio comunicativo da contemporaneidade e, assim, é impossibilitado o acesso ao EAD que universidades pública e privada disponibilizam. Dessa forma, evidencia-se uma necessidade de diminuir os índices de distinção digital para difundir um meio de educação que é imprescindível e necessária para os cidadãos.


 


    É evidente, portanto, a necessidade de medidas para o melhor desenvolvimento do ensino a distância no Brasil. Para a implementação do aumento do número de alunos no EAD, urge que o Ministério da Educação, disponibilize mais cursos nas instituições públicas, a fim de aumentar o número de estudantes nessa área. Outrossim, é vital que as prefeituras municipais, pelo intermédio do orçamento do lazer e cultura, disponibilizem salas de informáticas em centros públicos nas cidades, com o objetivo de amenizar a desigualdade digital e difundir o pleno acesso do ensino a distância. Somente assim, a herança da Revolução Industrial será homogeneizada pelo território brasileiro.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!