O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância do ensino a distância no Brasil

   Com o advento da Terceira Revolução Industrial e a consolidação de teias tecnológicas, informacionais e comunicativas, o ensino foi expandido e facilitado por instituições de Ensino à Distância(EaD), as quais possibilitam aos indivíduos um estudo prático e online. No entanto, há fatores essenciais a serem analisados, haja vista que esse tipo de aprendizado necessita de uma infraestruta específica e avançada, um fator carente no Brasil. Além disso, a fragilidade do contato virtual se torna um fator alarmante, visto a  dependência exclusiva de dispositivos digitais no contato com as aulas dinamizadas pelas universidades.


      Mormente, vale ressaltar que o acesso à internet ainda é um fator a ser discutido, devido a grande proporção da população não conectada, seja por motivos econômicos ou desinformação quanto ao seu uso. Sendo assim, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) constatou que, apesar de 69,8% da população geral tenha disponibilidade de uso às teias virtuais, há regiões com contato desigual, tais como as pessoas habitantes de zonas rurais, que apresentaram apenas 41% de usuários. Portanto, nota-se que o Ensino à Distância(EaD), consequentemente, é inacessível à grande parte da nação, principalmente a rural, carente de uma insfraestrutura desenvolvida e acessível.


        Ademais, a fragilidade do contato para a participação das aulas, decorre de uma necessidade exclusiva da posse de dispositivos tecnológicos, a qual invibializa a conexão entre indivíduo e universidade, haja vista o alto custo de substituição de novos aparelhos eletrônicos. Dessa forma, podemos relacionar a situação abordada com a reflexão do escritor austríaco, Peter Drucker, o qual destacou que:'' A economia da educação torna-se refém da tecnologia da informação. De intensiva de trabalho, a escola passará a intensiva de capital''. Desse modo, a ineficiência governamental expressa pelo elevado preço comercial, expressa cada vez mais o distanciamento entre indvíduo e o Ensino à Distância(EaD).


        Em síntese, para mitigar a problemática exposta, são necessárias medidas eficientes e imediatas. Logo, para a expansão ao acesso à internet, o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério da Tecnologia, deve promover o contato virtual nas residências rurais, por meio de projetos que visem a aproximação de empresas provedoras e conscientizem quanto ao seu uso, para assim, tornar o contato disponível a esses indivíduos, e, consequentemente, adentrarem nas camadas de estudo de Ensino à Distância(EaD). Outrossim, o órgão Federal de Governo  consolidar a redução de impostos sobre produtos eletrônicos através legislações favoráveis, fator essencial para incentivar os indivíduos a continuar sua trajetória universitária virtual.


     

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!