O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância do ensino a distância no Brasil

A internet, desenvolvida durante a segunda metade do século XX, foi inicialmente pensada com objetivo bélico, como forma de armazenar informações no contexto da guerra fria. Atualmente, esse meio de comunicação está difundido pela sociedade, e ganhou outras aplicações, como a de possibilitar o ensino a distância, o que foi de grande importância para democratizar o acesso a educação no Brasil. No entanto, essa modalidade de ensino ainda não é totalmente acessível, em função da falta de políticas que visem a expansão do acesso a internet.


Primeiramente, é necessário ressaltar que a principal vantagem do EAD acaba sendo também sua maior limitação. Isto ocorre pois ainda existe uma grande carência de acesso à internet em muitos municípios do Brasil, o que limita também a chegada dessa forma de educação a regiões periféricas do país. Nesse sentido, essa lacuna comunicacional é inadimissível, uma vez que, por mais que o acesso a internet não seja um direito constitucional, a falta dela priva indíviduos de acessarem a educação, a qual é um direito, não só para a constituição, como também para a ONU, o que mostra o quão grave é esse problema.


Em segundo ponto, vale enfatizar que o principal motivo para a ocorrência da situação exposta está na falta de políticas de democratização da comunicação por parte do poder público. Tal como se observa no livro "O amor nos tempos da cólera", que se passa em Cuba, no Brasil também existe uma forte carência de investimentos na infraestrutura comunicacional, o que justifica a ocorrência do problema citado. Dessa forma, conforme a primeira lei de newton, tal situação permanecerá inalterada, até que as autoridades competentes realizem uma ação que rompa com essa inércia social.


Portanto, fica evidente que a falta de investimentos na infraestrutura comunicacional é o principal fator responsável pelos limites de alcance do EAD no Brasil. Por conseguinte, cabe ao Estado, através do Poder Executivo Federal, e via investimentos em elementos estruturais das telecomunicações, tal como cabos e torres de transmissão, realizar a expansão do acesso a internet para todo o território nacional. A finalidade dessa medida é garantir que o ensino a distância seja acessível de todas as partes do país, e vai ajudar a resolver o problema na medida em que mais pessoas poderão acessar essa feramenta de suas casas. Destarte, por meio dessa proposta, a educação, tal como dizia Nelson Mandela, continuará a mudar o mundo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!