O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância do ensino a distância no Brasil

Promulgado em 1988, a Constituição Brasileira garante o dever da União em promover educação e bem-estar social. Contudo, entraves no exercício da mobilidade urbana dificulta o acesso de diversos jovens e adultos as instituições de ensino, o que fez com que o Ensino a Distância (EAD) torna-se uma opção cada vez mais frequente entre a população brasileira.

Em primeiro lugar é possível apontar que a introdução do ensino à distância promoveu melhorias na conjuntura educacional brasileira. Tendo em vista que a dificuldade na mobilidade urbana nas cidades; alto custo das taxas e mensalidades cobradas pelas instituições físicas de ensino e horários pouco flexíveis, foram solucionados com o sistema EAD o que fez com que aumenta-se a quantidade de estudantes no país.

Contudo, é importante ressaltar que embora a EAD tenha sido uma grande alternativa para os estudantes brasileiros, ainda há questões governamentais que impossibilita a adesão de todos á esse sistema de ensino. Como por exemplo a falta de infraestrutura de banda larga em diversas regiões do país, fazendo com que o acesso a educação se torne um privilégio de regiões técnicas-científicas ao invés de um direito global, inclusivo e isônomo como defendia o geografo brasileiro Milton Santos.

Nesse sentido é necessário que haja investimentos federais com o intuito de subsidiar redes de transmissão de internet até setores distantes das grandes metrópoles brasileira. Além disso, as prefeituras deverão instalar um programa de "Lan House" pública nos centros e nas periferias das cidades, filiadas a bibliotecas municipais, para se tornarem um centro de estudo e pesquisas, que possa englobar cidadães de baixa renda, que não possuem computadores e internet em suas residências. Dessa maneira o sistema de ensino EAD poderá se tornar cada vez mais amplo e democrático.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!