O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância do ensino a distância no Brasil

O Ensino a Distância (EAD), tem tomado uma enorme relevância na sociedade brasileira, uma vez que mudou totalmente a dinâmica educacional e ampliou a possibilidade de ascensão de nível escolar e especialização de muitos brasileiros. Entretanto, infelizmente, no Brasil, o acesso à internet de qualidade e aos aparelhos eletrônicos ainda não atinge a totalidade da população, fazendo com que esse tipo de educação, mais barata, não chegue as regiões que mais precisam. Ademais, a qualidade e credibilidade dada a esses cursos ainda é questionada, visto que esses não possuem uma fiscalização específica e informações erradas podem facilmente serem espalhadas na internet.


Entretanto, esse tipo de educação é uma alternativa mais viável e acessível para muitos alunos que não possuem tempo e/ou recursos para frequentar um curso presencial, já que esses cursos a distância oferecem flexibilidade permitindo que o aluno estude de acordo com sua disponibilidade no próprio conforto de sua casa, reduzindo a zero o gasto com transporte. Isso, aumenta a possibilidade de quem já trabalha e tem filhos fazer uma graduação ou pós – graduação. Além disso, quem tem o interesse de fazer um curso de línguas no exterior, mas não possui condições financeiras, por meio de cursos online consegue ter aulas com professores estrangeiros diretamente do seu país.


Esse recurso, é benéfico tanto para os estudantes que tem acesso, tanto para os profissionais da educação que utilizam a internet como ferramenta de trabalho. Dessa forma, esses professores atingem um número muito maior de alunos e consequentemente alcançam reconhecimento e ascensão profissional. Porém, ainda existe um enorme preconceito em relação ao ensino por via web. Não obstante, os cursos de graduação a distância passam pelas mesmas avaliações do MEC que os cursos presenciais, e não há motivos para desacreditar da qualidade desses.


Diante dos fatos supracitada, é necessário que não se limite o acesso ao Ensino a Distância, e o direito a educação, previsto na constituição de 1988, seja garantido a todos. Portanto, o Governo em parceria com as secretarias de educação deve formular políticas públicas para a parcela da população que precisa de uma qualificação mais barata, mas infelizmente não tem acesso à internet, bem como, também criar um serviço de banda larga nacional para encontrar essa demanda. Dessa maneira, dar – se – á a democratização da educação.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!