O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

A importância do Censo no Brasil

O portador das bases para o progresso.
Um dos maiores Dramaturgos de todos os tempos, Charles Chaplin, sabiamente disse: ?conhecer o homem, esta é à base do sucesso?. Em suas palavras encontra-se a melhor síntese do que pode auxiliar sobremaneira o desenvolvimento social. O censo, neste contexto, é uma das mais importantes ferramentas para atingir esse conhecer em larga escala. Esses dados podem dar bases à adoção de politica pública eficaz e eficiente.
Em primeiro lugar, não se leva adiante um projeto que não tenha justificativas e necessidade de efetivação. Ante a isso, ter a ciência previa de quais são as necessidades de cada comunidade, determinará o grau de urgência que se deve empregar na adoção de uma política pública, que tenha como matiz o estabelecimento de equidade e redução dos desequilíbrios sociais como preconiza a Constituição Federal de 1988. A eficácia desse processo dar-se-á pela adoção de medidas de maximização dos recursos empregados, que é o passo seguinte da análise.
Além disso, para que se tenha política pública que possa ser adotada com a eficiência que se espera, é necessário conhecer a realidade local. Não há como aplicar os recursos e infraestrutura de modo racional, se não se sabe qual a melhor logística para tal. A geografia vai determinar quais os meios adequados de transporte, como melhorar a obtenção de matéria-prima entre outras necessidades que se apresentem para efetivação da política escolhida. O censo trará o conhecimento da realidade local.
Portanto, há uma imperativa necessidade de conscientização, em nosso processo civilizatório, que enfatize a importância do censo. Sabe-se que segundo Émille Durkheim o censo é classificado como fato social. Como tal, devemos fomentar na sociedade seu caráter salutar. O Governo Federal, como executor do censo, deve fazer campanha informativa em rede nacional, por meio de informes publicitários em mídias de massa e inclusão na Base Curricular Comum, de uma campanha educativa que mostre de forma detalhada a decisiva necessidade que o censo tem para sociedade, destacando os aspectos aqui citados. Devemos encarar o censo como uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento, o portador das bases para o progresso!
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!