O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais

Em conformidade com a Declaração Mundial dos Direitos Humanos, o indivíduo possui direitos inalienáveis, dentre eles à liberdade de expressão. Nesse âmbito, as redes de relacionamento online são de suma importância para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, o medo da mudança social, por parte dos governantes, e a polarização política contemporânea acarretam a inibição dessa importante ferramenta social.


Mormente, é indubitável que o governo sente-se abalado com mudanças sociais. Nesse âmbito, em meados de 2010 ocorreu a primavera árabe, evento esse que gerou mudanças sociais no Oriente Médio, com grande utilização das redes sociais. Sob tal ótica, tal conjuntura evidencia que os governantes temem perder seus cargos e suas mordomias. Em virtude desse temor, o Estado tenta inibir ações de grupos que buscam alterações no corpo social. Prova disso são as fortes represálias a manifestações, com uso da violência pelo governo.


Outrossim, vale salientar os extremos da política na contemporaneidade. Nessa perspectiva, houve a guerra fria, evento no qual o planeta era polarizado pelos Estados Unidos e pela União Soviética. De maneira análoga, o cenário corrobora para o conflito entre dois lados opostos, que buscam melhores condições de vida mas brigam entre si. Em função disso, ambos os lados não conseguem manter o foco nas mudanças sociais.


Em suma, é imprescindível que medidas sejam tomadas para amenizar o impasse. Para tanto, urge que a sociedade se una para continuar buscando melhorias sociais, mesmo que essa atitude prejudique os governantes, com a utilização das redes sociais para a busca da melhoria da qualidade de vida. Ademais, é imperioso que a polarização política tenha fim, com a união de ambos os lados para a busca da melhoria de vida da sociedade, por meio de diálogo. Só assim, as redes de relacionamento continuaram a contribuir para os movimentos sociais e garantir-se-á o cumprimento da Declaração Mundial dos Direitos Humanos e a formação de uma sociedade mais justa e coesa para os cidadãos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!