O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais

Na Grécia Antiga, a Ágora era um local de reunião dos cidadãos gregos para discutir temas ligados à vida na cidade e tomar uma decisão  por meio do voto direto. Atualmente, com o advento da internet, a discussão política não acontece mais em praças públicas e sim nas redes sociais. Dessa forma, as redes de relacionamento online são importantes para os movimentos sociais, pois permitem que seus usuários expressem suas opiniões diretamente, dada a desconfiança crescente em representantes políticos além de ser um instrumento para dar voz a opiniões minoritárias.


Em primeiro lugar, a desconfiança da população no que se refere aos seus representantes políticos é um dos principais contribuintes para a necessidade da população de se expressar via internet. De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos em 2018, 81% dos entrevistados no Brasil não confiam nos partidos políticos. Assim, diante dessa desconfiança, a população encontra na liberdade propiciada pelas redes de relacionamento online uma forma de criar e organizar movimentos sociais que expressam sua insatisfação com algo que não aprovam. 


Em segundo plano, as redes sociais permitem que opiniões consideradas minoritárias e outros movimentos sociais ganhem força e se tornem mais relevantes. No Brasil, de acordo com a plataforma Politize! sobre movimentos sociais, as redes sociais foram as principais aliadas para a organização de protestos em 2013, conhecido como Jornadas de Junho, que contestavam o aumento das tarifas do transporte público e também debatiam outros tópicos, como a corrupção. Dessa forma, ao dar voz para a população e alcançar representantes políticos, evidencia-se a importância das redes de relacionamento online como um instrumento de alta relevância para a democracia.


Infere-se, portanto, a necessidade da discussão sobre a importância das redes de relacionamento online para movimentos sociais. Assim, no que se refere ao Brasil, o Ministério da Cidadania deve implementar projetos sociais que visem a utilização da internet como instrumento democrático. Isso pode ser realizado por meio de plataformas online do Governo Federal que viabilizem a discussão sobre diversos tópicos a fim de dar relevância para a opinião da população. Dessa forma, a democracia torna-se o mais direta possível.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!