logo redação online

TEMA DE REDAÇÃO – A importância das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais

A importância das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais

Leia os textos motivadores abaixo para redigir a proposta de redação sobre o A importância das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais.

Texto 1

O poder das redes sociais no cenário das manifestações brasileiras A importância desse meio de comunicação ficou clara durante os protestos no Brasil. Por Mercado E-Commerce 3 de julho de 2013 Nas últimas semanas, vimos acontecer um fato um tanto quanto incomum no Brasil: grandes manifestações populares em prol da melhoria da qualidade de vida dos brasileiros como um todo. Grandes, pois protestos são bastante frequentes no nosso país, mas, na dimensão dos que vimos acontecer nos últimos dias, não são nada comuns por aqui.

Em um país que conta com quase 200 milhões de habitantes, como movimentar tanta gente por uma, ou várias, causas? Como desviar a atenção da Copa das Confederações em pleno país do futebol? Pois bem, a ferramenta central de toda essa mobilização, foram, sim, as redes sociais.

Vistas erroneamente pelos governantes como apenas um canal de entretenimento, as redes sociais foram de extrema importância para a disseminação das ideias de descontentamento da população e colaboraram muito para a organização dos movimentos, causando mais impacto na opinião pública do que a mídia tradicional.

O que se vê claramente é que além de todo o poder de divulgação e mobilização, as redes se tornaram um espaço aberto para o debate. São comentários, imagens, fóruns, grupos, hashtags, vídeos etc., que foram usados como instrumentos de troca de ideias e discussão, diferente da mídia tradicional, na qual o cidadão comum apenas recebe a informação sem poder interagir de alguma forma.

Esta é a característica essencial das mídias sociais: qualquer pessoa que tiver acesso às redes pode dar sua opinião e ficar por dentro do que as outras pessoas estão comentando sobre determinado assunto. São meios bastante democráticos nesse sentido.

De acordo com estudos, vemos que a mobilização foi maior no período entre 18h e 24h, horário em que as manifestações atingiam o máximo de adesão nas ruas.

Munidos de aparatos digitais, os manifestantes divulgaram em tempo real tudo o que estava acontecendo durante os protestos, o que gerou intensa movimentação nas redes por parte de quem buscava informação além da transmitida pela TV e rádio.

A rede mais utilizada foi o Twitter, com 49,3% de menções, seguida do Facebook com 47,1% e depois o Google+ (1,9%). As principais hashtags utilizadas pelos internautas foram #vemprarua (80 milhões de impactados) e o #ogiganteacordou (60 milhões). […]

Fonte: www.mercadoecommerce.com.br Acesso em 23/06/2020 

Exemplo

O emprego das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais emergi como uma oportunidade para as inúmeras classes brasileiras questionarem valores morais e entre outros aspectos vigente no contexto,pois seu poder de comunicação entre os indivíduos é expressivo,Todavia vale ressaltar que,essa realidade,nem sempre,esteve presente na conjuntura brasileira,o período da ditadura militar brasileira(1964-1985),por exemplo,refere-se a um cenário conturbado o qual a privação de diversas garantias civis eram expostas de forma violenta pelo Estado,consequentemente,a ausência das redes de comunicações virtuais favoreciam a dificultade de discussões e questionamentos acerca da opressão militar.
Perante a perspectiva brasileira atual,uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil,revelou que,em 2020,o Brasil chegou a 152 milhões de usuários com acesso a esse instrumento,assim sendo,esses dados evidenciam um quadro relevante para o país,uma vez que,o engajamento nesse meio contribui para transformações significativas na sociedade.Steve Jobs,referência mundial no ramo tecnológico,considerou que a tecnologia tem a capacidade de mover o mundo,visto que,favorece a geração de uma população com maior acesso às informações e,por conseguinte,o desenvolvimento de cidadãos acompanhados de um senso crítico capacitados a reconhecer seus direitos.
Dessa maneira,as inovações os quais essas conexões trazem para essas organizações são diversos,ou seja,as informações são capazes de serem compartilhadas de maneira instantânea em larga escala atingindo uma grande parcela da camada social brasileira,além disso,auxiliam no surgimento de novos grupos sociais distintos da midia tradicional brasileira,visto que,variados grupos são formados por opiniões próprias de uma certa comunidade.
Citando caso análogo,a Primavera Árabe,onda revolucionária de manifestações e protestos que ocorreram no Oriente Médio e no Norte da África a partir de 18 de dezembro de 2010,é um exemplo do impacto que as redes sociais tendem a influenciarem a nação,haja vista que,o espaço virtual colaborou de forma essencial para a derrubada de Estados autoritários vigente no contexto,em contraposição a isso,no cenário mundial atual,o regime comunista de Kim-Jong-um na Coreia do Norte,tendo como exemplo,detém o monopólio do acesso à internet em seu governo,essa política governamental cujo objetivo é evitar que haja a geração de uma sociedade propícia a questionar o sistema autoritário do ditador King-Jong-un.
Portanto,observa-se a necessidade de promover o engajamento do público brasileiro nesse meio,pois coadjuva para o desenvolvimento e o exercício dessas organizações no país,dessa forma,o Ministério da Educação,através das escolas,instituição cumpridora da formação dos cidadãos,deve formar sujeitos aptos a reconhecer o potencial que os movimentos sociais na era da Internet onlines tendem a influenciarem transformações significativas no Brasil por meio de disciplinas que estimulem,nos alunos,a aspiração de participação e reivindações com o intúito de formar um pensamento crítico acerca da conjuntura social brasileira e assegurando,então,aos indivíduos o comprometimento social.