O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais

   Internet, criada no período da Guerra Fria, época em que duas vertentes políticas guerriavam, na figura dos EUA e URSS. A partir disso, os EUA, com o fito de desenvolver estratégias de guerra e compartilhar informação entre pessoas geograficamente distantes, criou o primeiro sistema de integração à comunicação, a internet. Atualmente, esse recurso apresenta uma temática social a ser discutida: a importância das redes de relacionamento online para os movimentos sociais. Para tanto, é preciso acoplar duas questões ao tema: a intolerância entre as pessoas e a segregação violadora dos direitos civis. 


   Primeiramente, um dos temas mais comuns do mundo contemporâneo diz respeito a falta de tolerância entre as pessoas, principalmente após o advento das redes sociais, no qual o compartilhamento de informações e opiniões ocorre de forma rápida, fácil e acessível. Nesse ínterim, segundo o filósofo Jean-Paul Sartre, a violência, seja como for o modo o qual ela se manifeste, é sempre uma derrota. Baseado na relevância da temática, é fato que a violência ideológica e meramente opinativa tem desempenhado um papel de inserção da falta de empatia e intolerância nas atuais redes de relacionamento, o que torna o cenário alarmante. 


   Outrossim, esse notório ato de agressão virtual, pela falta de respeito e apreço a uma opinião ou ação que contrarie o suposto 'politicamente correto', em uma visão micro, tornou comum a dimensão da 'cultura do cancelamento', no qual a fake news é também um dos maiores contribuintes a tal ato, levando alguns ou toda uma população, a segregar outro indivíduo, desrespeitando os direitos humanos. Assim como, pela Constituição Federal Brasileira, no artigo 5 da mesma, correlacionado aos direitos civis, é parte integrante de cada residente do país a liberdade de expressão, sendo inviolável qualquer tipo de censura. Desse modo, é inegável que essa rede de relacionamentos online hodierna tem seus lados positivos de associação, porém se urgencia uma nova harmonização à situação problematizada socialmente.


   Portanto, cabe ao poder público tomar posse do atual cenário, concedendo uma solução. Logo, o Governo Federal, juntamente com o Ministério das Comunicações, deve compartilhar a respeito das leis de direitos civis instituídas, no artigo 5, por meio do Twitter e Instagram, com o fito de disseminar a essencialidade, assim como o direito ao lugar de fala e atuação de qualquer ser humano em todos os âmbitos e momentos. Por esse viés, o objetivo de criação da internet, como uma rede de compartilhamento entre pessoas, será cumprido de forma agregadora a todas as partes. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!