O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais

                                   No ano de 2010, teve início o movimento chamado de "Primavera Árabe", grande manifestação que tinha como objetivo maior a busca pela democracia. No entanto, essa mobilização social não teria tido êxito sem a ajuda das redes tecnológicas de comunicação. Consoante a isso, é notável a importância das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais. Dessa forma, é fundamental analisar as consequências do uso desse aparato no parâmetro global. 


                             Em primeira análise, é imprescindível ressaltar o poder de divulgação e mobilização que as redes sociais proporcionam aos indivíduos. À vista disso, o filósofo Jean-Paul Sartre dissertou acerca do comportamento coletivo, evidenciando-o como caminho para o real progresso de uma nação, a fim de alcançar o bem-estar social. Nesse sentido, é perceptível a existência de corporações na sociedade, como por exemplo, ONG's e fóruns, que visam ganhar visibilidade por meio da mídia e da internet. Por conseguinte, esses atores sociais estimulam o surgimento de manifestações, como o movimento "Black Lives Matter", que ganhou bastante repercussão em 2020, atingindo diferentes países ao redor do mundo por meio de denúncias e relatos virtuais contra o racismo, engajando muitas pessoas a irem às ruas para lutarem por igualdade racial, ressaltando a insatisfação popular com a atual conjuntura social, utilizando o poder das redes sociais para serem ouvidos e exigir por equidade social. 


                                   Outrossim, vale salientar as consequências do uso indevido das redes sociais na sociedade. Convergente a isso, segundo a filósofa Hannah Arendt, a "banalidade do mal" é exercida quando atos irracionais e massificados adquirem um caráter normativo pelo corpo social. Sob essa ótica, é notória a persistência de uma cultura de disseminação de informações falsas, uma vez que, ao analisar a sociedade, verifica-se a falta de interesse da população com o que é compartilhado entre os indivíduos, pois muitas pessoas utilizam as redes sociais para propagar notícias falsas com o fito de beneficiar quem detém o poder, a exemplo disso o surgimento de manifestações que potencializam o vetor político, visto que são capazes de induzir os resultados de eleições por meio de comentários e compartilhamentos. Como consequência, essa omissão dificulta o engajamento das pessoas por meio das redes sociais, devido à insegurança causada por processos fraudulentos como o supracitado. Nessa perspectiva, é fundamental que haja a quebra dos paradigmas que impedem o uso correto das redes sociais.


                                Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver esse impasse. Desse modo, o Governo, em parceria com a mídia, deve dinamizar a promoção de atividades que visem a abordagem sobre o uso correto das redes sociais; isso pode ser realizado com a exposição de propagandas a nível nacional que, por meio de diálogos engajados, exponham informações a respeito da difusão de notícias falsas e do controle do pensamento social, bem como as consequências que envolvem essas práticas, além de instruir a população acerca da importância das interações no ambiente virtual e da necessidade de usar a internet de maneira consciente, buscando educar de forma coerente os indivíduos sobre o assunto em questão. Assim, garantir-se-á a dissolução da problemática.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!