O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância das redes de relacionamento on-line para os movimentos sociais

    O filósofo Jean-Paul Sartre dissertou acerca do comportamento coletivo, evidenciando-o como caminho para o real progresso de uma nação, a fim de alcançar o bem-estar social. Análogo a isso, nota-se, no mundo hodierno, uma crescente organização de movimentos sociais pelas redes sociais, incluindo grandes manifestações. Dessa forma, deve-se averiguar os desdobramentos dessa problemática e as consequências dessa faceta.


    Em primeiro lugar, é importante discutir como foi possível a organização de movimentos a partir da internet. Nesse sentido, é necessário evidenciar a mudança na forma de comunicação propiciada pela internet, pois, até 20 anos atrás, o principal meio de comunicação era a televisão, segundo a wikipédia, e sua transmissão se baseava de 1 emissor para toda a audiência, esse método foi alterado pela internet, que propiciou um modelo "todos-todos", o que possibilitou uma democratização do lugar de fala, onde qualquer um pode expor sua opinião e criar grupos de pessoas com os mesmos ideais, o que o sociólogo Pierre Levy chamou de "Cibercultura". Por conseguinte, esse meio de comunicação permitiu uma fluidez de informações que, segundo o jornal BBC, gerou uma rápida articulação desses grupos, por exemplo, os protestos Black Lives Matter, nos Estados Unidos, começaram menos de 24 horas após o assassinato de um homem negro por um policial branco, segundo o site G1, e foram organizados por redes sociais. 


   De outro lado, é válido debater as consequências dessa problemática. Nessa perspectiva, apesar da rápida articulação de movimentos sociais no meio digital, a maioria dos protestos organizados, nesse meio, não obtêm êxito em seus objetivos, haja vista que, segundo o pesquisador Chinês Zhang Weiwei, cerca de 30% dos protestos do século 21 tiveram suas pautas acatadas, enquanto que, no século 20, cerca de 60% atingiam seus objetivos, isso revela que, embora a velocidade de propagação das ideias seja maior hoje, isso não significa que esses movimentos darão certo, a principal diferença com o século 20, dessa maneira, é que, com uma menor fluidez de informações, as pessoas internalizavam mais certos ideiais, então, quando ocorriam protestos, a maioria atingia seus objetivos. Paralelamente, Tendo em vista a importância das redes sociais, o Governo Chinês bloqueou as redes sociais americanas, na China, com o programa "Grande Firewall da China", segundo a wikipédia, isso evita que os dissidentes do Governo consigam se organizar. Com efeito, é vultoso salientar o papel dessas redes na democratização do acesso à informação, devendo ser protegidas.


    Portanto, torna-se claro a importância da adoção de medidas para proteger a internet. para isso, urge que o Governo Federal, junto com o Poder Legislativo e especialistas, crie um projeto para garantir que a internet não possa ser controlada pelo Governo, sendo um direito inalienável do cidadão o seu uso, se constituindo uma ferramenta para o exercício da liberdade de expressão. Porém, o ministério da educação pode incluir, no currículo escolar, a ocorrência de palestras em escolas para evitar que a população seja afetada pelas notícias falsa, existentes no meio digital. Esse projeto pode ser aprovado por meio de uma Medida Provisória(MP) e votada no Congresso Nacional, isso tem a finalidade de aumentar o bem-estar social, o que vai ao encontro da teoria do filósofo francês.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!