logo redação online

Tema de redação – A importância da representatividade no Cinema e na TV

Tema de redação – A importância da representatividade no Cinema e na TV

Inúmeros estudos demonstram uma inquietante verdade: a esmagadora maioria de diretores, atores, colaboradores, ou seja, trabalhadores da área cinematográfica – e pasme – até mesmo críticos, são homens. Tal pesquisa revela que “apenas 10,7% dos filmes analisados possuíam um elenco equilibrado de homens e mulheres – a proporção média encontrada foi de 2,25 atores para cada atriz”. O mesmo estudo apontou que um terço das atrizes trajam roupas provocantes ou estão parcialmente nuas nas filmagens. A desproporção atinge inclusive os bastidores: há uma média de 5 homens para cada mulher trabalhando na indústria cinematográfica. São apenas 9% de diretoras mulheres, contra 91% de diretores homens na atualidade. Na história do Oscar, apenas quatro mulheres já foram indicadas ao prêmio de Melhor Direção, enquanto somente Kathryn Bigelow saiu vencedora nesta categoria pelo filme “Guerra ao Terror”, de 2009. Não são apenas as mulheres que são deixadas de lado. Uma polêmica envolveu a cerimônia do Oscar do ano de 2016, que, pelo segundo ano consecutivo, não indicou nenhum negro para as categorias principais. O que dizer, então, acerca da participação de outras minorias, a exemplo dos transgêneros, que são massivamente ignorados: “Nenhum personagem transgênero apareceu nos 100 filmes de maior bilheteria de 2014”. Embora tais dados assustem, a indústria independente tem fornecido mais espaço a esses sujeitos. Um exemplo disso é Sense8, série da Netflix. Entre os protagonistas logo de cara se percebe a mencionada diversidade: uma mulher sul-coreana, que é de dia empresária e à noite lutadora; um ator de cinema mexicano e homossexual; uma indiana que se vê obrigada a seguir a tradição do casamento forçado; um negro humilde buscando sustento para a família em um país com alta criminalidade; a jovem hacker transexual que busca respeito e liberdade, entre outros.

Fonte: https://cinematologia.com.br/cine/representatividade-minorias-no-cinema/

Exemplo

  Segundo o pensamento de Walter Benjamin, filósofo associado à escola de Frankfurt, a natureza vista pelas câmeras é diferente da natureza real. Por certo, a ideia vai ao encontro do que é visto na atual conjuntura, negros, mulheres e homossexuais desvalorizados pela cinematografia, apesar da importância e o espaço que vêm ganhando, têm papel mínimo. Ademais, a falta de espaço pelos grupos marginalizados deixa de exercer a representatividade, não mostrando a sociedade tentativa de abolir pensamentos hierárquicos e preconceituosos.
 Nesse contexto, para Émile Durkheim a sociedade afasta- se cada vez mais da solidariedade mecânica, prezando o trabalho em conjunto e, há aproximação da solidariedade orgânica com individualismo exacerbado. Dessa forma, é notório no Cinema e na TV uma manipulação mostrando apenas uma suposta maioria de brancos e homens o que exclui os demais. Logo, na realidade as consideradas minorias vão demasiadamente vendo sua desvalorização refletida nas telas de televisões e ao invés dos problemas sociais serem minimizados, acirram os conflitos.  De acordo com G1, Mariana atriz da série Carcereiros, fala sobre o olhar crítico de não enxergarem negros como simplesmente pessoas.
  Outrossim, a importância da representatividade no Cinema e na TV, estar em sobressair o repudio a qualquer tipo de preconceito, negar a sociedade patriarcal e para a erotização da mulher. No entanto, como afirma Walter Benjamin, vê- se uma discrepância entre o real, uma sociedades “heterogêneas” que anseiam pelo respeito e por trás das câmeras com a existência de discriminação. Portanto, grupos sociais sofrem com preconceitos que refletem na cinematografia.
   Sendo assim, cabe as Instituições Cinematográficas criarem uma política de adequação do Cinema e da televisão aos problemas sociais, mostrando mais frequentemente mulheres, negros, e homossexuais, bem como, a discriminação com esses grupos e incentivando o respeito. Desse modo, haveria uma abordagem maior na realidade, influenciando em uma importância da representatividade, já que passariam a terem uma visão da existência de pessoas diferentes e também, minimizaria a exclusão.