O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da representatividade no Cinema e na TV

É indubitável que o cinema e a televisão vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade, o que é evidenciado pelo grande número de filmes, séries e novelas que são lançados todos os anos. Porém, algo que não é difícil de ser percebido é que a maioria das pessoas que trabalham nessas áreas é representada por homens brancos, mostrando que certos grupos, como mulheres e negros, possuem pequena representatividade social. Desse modo, é preciso analisar alguns dados que mostrem esse domínio masculino branco nessas produções artísticas e o que isso pode acabar desencadeando.


Neste contexto,vale ressaltar a pequena participação da mulher nas criações televisas e cinematográficas contemporâneas e como ela vem sendo representada. Assim, destaca-se que vários estudos mostram que mais de 90% dos diretores atuais são homens e, dentre todos os filmes analisados, apenas 10% possui um equilíbrio entre pessoas do sexo masculino e do sexo feminino, transmitindo a ideia de superioridade do homem em relação à mulher. Além disso, as atrizes, em muitos casos,aparecem quase completamente nuas nas filmagens, causando a impressão de que a única coisa de valor no gênero feminino é o seu corpo.


Ademais, destaca-se que os negros também não possuem presença marcante nesse tipo de indústria. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Southern, nos Estados Unidos, dentre os cem filmes de maior bilheteria em 2016, os brancos correspondiam a mais de 70% dos papéis com falas, enquanto os negros eram um pouco menos de 14% destes. Esse quadro pode promover o desenvolvimento do pensamento de soberania do homem branco, diminuindo ainda mais as chances de que as pessoas de pele escura possam participar desse mercado.


Portanto, fica claro que o sexo masculino branco tem presença dominante nas obras de arte do cinema e da televisão e que isso causa problemas socias graves. Assim, para que isso seja mitigado, urge que o governo federal estimule as empresas televisas e cinematpgráficas a contratarem mulheres e negros para ocuparem cargos de alta relevância por meio de verbas governamentais que arquem com parte dos custos de produção daqueles que realizarem tais contratos. Isso, além de oferecer melhores melhores oportunidades de ascensão social a grupos socialmente desfavorecidos, combate os argumentos defensores da supremacia do homem branco em relação ao gênero feminino e ao negro, levando à formação de uma sociedade mais justa.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!