O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da representatividade na publicidade

Muito se debate nos dias atuais sobre a inexistência de representatividade em campanhas publicitárias. Devido a isso, marcas de grande influência como a Avon propuseram algo novo, lançando recentemente uma  campanha  que se consiste em um novo BB cream, criado para todas as pessoas, independente de gênero ou cor. Dessa forma, a empresa conseguiu conscientizar e retirar o tabu definido pelo senso comum de que homens não podem fazer o uso da maquiagem.


Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que quando se fala em representatividade, não está incluso somente um grupo, e sim todas as pessoas, principalmente aquelas que não tem voz na sociedade. Assim sendo, em uma pesquisa realizada pela Kantar, líder global de dados, foi apontado que 76% das mulheres acreditam que não estejam sendo retratadas de forma correta na publicidade, ou seja, mesmo que o público-alvo sejam elas, muitas ainda sentem que aquele conteúdo não foi feito pensando nelas. Dessa forma, pode-se afirmar que falta a evolução das marcas nesse meio comercial, que poderia ser melhor se o marketing e os produtos fossem estudados de forma correta para o seu público.


Outra preocupação constante é a inclusão de pessoas LGBTs em campanhas para os comerciantes e empresários com pensamentos retrógrados, no entanto existem marcas que promovem de forma afável um conteúdo para todos os indivíduos, independente da sua orientação sexual. Como é o caso da Oboticário, que se encontrou em uma posição difícil após lançar uma publicidade em 2015 no dia dos namorados representando todos os tipos de casais, sejam eles heterosexuais ou homosexuais.


Em vista dos argumentos apresentados, para a inclusão da representatividade em meios publicitários sem preconceito e discriminação, é dever da mídia, ou seja, dos funcionários responsáveis por essa área, criarem projetos, como divulgação de produtos, ou até mesmo campanhas do governo, que visem englobar todas as pessoas, independente do seu gênero, da sua raça ou da sua orientação sexual, a fim de demonstrar para a sociedade que não existe um padrão estabelecido.


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!