O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da música na vida das pessoas

A música exerce grande influência na formação do indivíduo, refletindo gostos e o moldando para o futuro. Acerca disso, cabe destacar que a ação desse tipo de manifestação pode ser ora nefasta, ora propagadora de ideais cidadãos e democráticos.

Sob o ponto de vista benéfico, cita-se que artistas promovem a representatividade de grupos minoritários, ativamente mudando a dinâmica social e integrando-os ao mundo. Nicki Minaj, por exemplo, é uma rapper natural de Trindade e Tobago e possui destaque nesse estilo musical, que é dominado por estadunidenses homens. Pablo Vittar, artista drag queen com fama nacional e participante de uma composição com um grupo conhecido mundialmente, mostra que a música também promove um novo patamar de protagonismo aos LGBTs.

No entanto, a música também pode ser plataforma de entrada para o crime e para a violação de direitos humanos. Não é incomum ouvir letras de funk que fazem apologia à violência contra policiais ou facções criminosas e aliciamento de menores.Tais composições muitas vezes são ouvidas e reproduzidas por crianças, que têm como modelo um ideal incompatível com a realidade constitucional, podendo levá-las à sexualização e criminalidade precoces.

Assim, verifica-se que a música é um ótimo instrumento de inserção social, bem como pode ser uma influência negativa na formação juvenil. Assim, é necessário combater os malefícios causados por esse tipo de manifestação prejudicial à juventude. Para tal, há o combate sintomático, que consiste na coibição da reprodução de tais músicas por autoridades civis e policiais. No entanto, também há a imprescindibilidade do combate ao que pode originar o crime em primeiro lugar. Assim, cabe ao executivo e legislativo priorizar o afastamento dos jovens em relação a ambientes propícios ao contato com músicas que denigrem a dignidade da mulher e dos menores de idade ou que banalizam a violência. Para tanto, a construção de quadras esportivas e incentivos - como por exemplo, os fiscais - a empresas do ramo de entretenimento ou produtivo podem reduzir o fator gerador da criminalidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!