O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da música na vida das pessoas

A saga Star Wars tem uma trilha sonora única, feita especialmente para ela e que faz o coração dos fãs acelerarem toda vez que as notas são tocadas no inicio de um filme ou quando o vilão Darth Vader entra em cena. Isso acontece porque George Lucas, o diretor dos clássicos, descobriu que podia usar certos tons a seu favor, trazendo mais emoção aos filmes. No entanto, não apenas as músicas de clássicos cinematográficos têm alguma influência no ouvinte.
Determinadas notas musicais causam reações diferentes ao cérebro humano, o que explica o porquê de algumas composições emocionarem, enquanto outras servem como estimulantes para danças ou exercícios físicos. Com isso, é possível que canções sejam usadas em determinadas situações para causar a reação esperada do público. Além desse tipo de influência, a música também pode trazer benefícios a inteligência cognitiva do ouvinte. Uma aluna da Universidade Federal do ABC (UFABC) estudou os efeitos da musicalidade em um grupo de estudantes do primeiro ano do ensino fundamental e descobriu que, após quatro meses, esses alunos tiveram um resultado melhor na aplicação de exercícios relacionados à frações.
Além disso, muitas canções são usadas como forma de protesto, exemplos são "Que País é Esse" composta pela banda Legião Urbana e "Pra Não Dizer que Não Falei das Flores" de Geraldo Vandré, essa ultima criada na época da Ditadura Militar. Com essa característica, se transforma em um importante elemento cultural e artístico de sua determinada região.
Visto que a música pode trazer diferentes reações ao público, também pode ser usada em diferentes situações. Donos de academia, por exemplo, podem usa-lá para tornar o ambiente mais estimulante para quem está malhando. Porém, um âmbito em que não está sendo usada, porém é necessária, é no meio de ensino. O Ministério da Educação deve estimular, por meio de workshops para os professores, o uso de música de fundo durante as aulas, junto com o uso da música para estudo de certas disciplinas como artes e história.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!