O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da literacia familiar

De acordo com Émile Durkheim, a sociedade funciona como um corpo biológico, em que é necessário o cumprimento das ações de seus órgãos para que haja um bom funcionamento desse organismo e o mesmo entre em homeostase. Nesse contexto, é indubitável a importância da literacia familiar para o desenvolvimento do infante. Contudo, a carência de um amparo e engajamento familiar concernentes à formação da criança é uma realidade atual e representa um desajuste nesse corpo biológico que ocorre em decorrência da intensificação do individualismo na sociedade aliada à ausência dos responsáveis no ambiente doméstico.


Em primeira análise, a ascensão de uma ideologia moderna individualista implica diretamente nas interações sociais, sobretudo entre pais e filhos. Segundo Bauman, com o advento da tecnologia houve uma intesificação do individualismo na sociedade em virtude da desvalorização das relações sociais e reais e do isolamento provocados pela grande dependência dos recursos tecnológicos, como “smartphones”, “notebooks” e etc. Nessa ótica, constata-se que, ao olharem para si, de maneira individual e até mesmo egoísta, os pais passaram a priorizar o seu próprio entretenimento proporcionado por esses dispositivos em vez de participarem de atividades relacionadas ao desenvolvimento da escrita, da leitura e da linguagem oral de seus filhos. Em suma, o mundo globalizado e tecnológico, quando não aproveitado da maneira correta, torna-se uma barreira para a literacia familiar.


Em segunda análise, a ausência dos responsáveis no ambiente doméstico contribui para esse imbróglio. Consoante a pirâmide de Maslow, é necessário que as necessidades inferiores, como alimento e moradia, sejam parcialmente satisfeitos para que as superiores se tornem influentes. Acerca disso, muitos pais encaram longas jornadas de trabalho para assegurar o sustento da casa a fim de satisfazer a base das necessidades de sua familía e, por isso, tornam-se ausentes nos seus lares. Dessa forma, a maior parte dos responsáveis não encontram tempo para estar envolvidos e contribuírem com a formação literária de seus filhos.


Destarte, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, cabe à esfera familiar utilizar os recursos tecnológicos, de forma consciente, como um meio de estreitar as relações com suas crianças em casa, contribuindo também no processo de aprendizagem deles a fim de estabelecer uma literacia familiar. Assim, quando bem utilizados, esses dispositivos eletrônicos deixam de ser uma barreira e tornam-se aliados do comprometimento dos pais no progresso literário dos filhos, possibilitando assim, o reajuste no corpo biológico.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!