O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

A importância da literacia familiar

O filme “As Aventuras do Avião Vermelho”, mostra a vida de um menino que perde a mãe e só consegue superar a tristeza ao ganhar um livro do pai. Análoga à realidade, a ficção apresenta a importância da literacia familiar parar o bem-estar da criança, seja pelo desenvolvimento de habilidades para o sucesso escolar, ou pela criação de relações mais fortes entre pais e filhos. Diante a essa perspectiva, faz-se imperativa a análise dos fatores que validam essa importância.


Em primeira análise, nota-se a melhor evolução escolar das crianças que começam a ler em casa. Nesse sentido, os alunos apresentam uma maior aptidão para leitura, interpretação de texto e compreensão, o que garante um bom proveito acadêmico e melhor adaptação à alfabetização. Em 2020, o MEC lançou o programa “Conta Pra Mim”, que tem o objetivo de promover a literacia familiar e preparar as crianças para o ciclo escolar. Dessa forma, é necessário que esse processo de leitura seja normalizado no senso comum.


Ademais, é fundamental apontar o bom convívio social como resultado da literacia familiar. Sob esse viés, a pratica de ler em família cria relações mais fortes entre pais e filhos, o que desenvolve criança mais comunicativas, amorosas e menos ansiosas, e acaba por gerar pessoas mais sociáveis e criativas, com facilidade de interação interpessoal. Segundo o MEC, a literacia familiar e a primeira socialização auxiliam a criação da personalidade do indivíduo, algo imperativo para a vivencia fora de casa. Logo, é preciso que a família seja mais presente na vida dos seus filhos.


Depreende-se, portanto, a necessidade da valorização da literacia família. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação com o auxílio das mídias sociais a divulgação do programa “Conta Pra Mim”, por intermédio dos canais de TV e anúncios nas redes sociais, para que as famílias compreendam a importância desse ato e comecem a realizá-lo com seus filhos desde cedo, a fim de que as crianças se desenvolvam de forma intelectual e social. Desse modo, se consolidará uma sociedade na qual as crianças tenham a literacia presente em suas vidas, como no filme “As Aventuras do Avião Vermelho”.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!